jun

Ser Colunista – Férias: é o momento de estudar para os vestibulares ou descansar?

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre as férias escolares! Elas são um período aguardado por muitos, especialmente por estudantes que enfrentam a difícil jornada dos vestibulares. Para os vestibulandos, essa época pode representar um dilema: é o momento de estudar ou descansar?

A resposta para essa questão depende de alguns fatores, incluindo o estágio de preparação em que o estudante se encontra e seu estado físico e mental. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a encontrar um equilíbrio saudável entre estudo e descanso durante as férias:

1. Avaliar o progresso

Se o aluno se sente confiante com o conteúdo que já estudou e acredita estar no caminho certo, pode ser benéfico tirar um tempo para descansar. Porém, se ainda há áreas que precisam ser fortalecidas, dedicar algumas horas por dia ao estudo pode ser uma boa escolha;

2. Planejamento é essencial

Criar um plano de estudos adaptado para as férias pode ajudar o estudante a conciliar o descanso com a preparação, por exemplo estabelecer metas realistas e distribuir o tempo de forma equilibrada. Por exemplo, reservar as manhãs para estudar e as tardes para atividades de lazer e descanso. Isso permitirá que o aluno continue avançando sem se sentir sobrecarregado;

3. Priorizar a qualidade do estudo

Mais importante do que a quantidade de horas dedicadas ao estudo é a qualidade desse tempo. Foco e concentração durante as sessões de estudo podem tornar o processo mais eficiente, liberando mais tempo para o descanso e outras atividades prazerosas;

4. Cuidar da saúde mental e física

O estresse e a exaustão são inimigos do bom desempenho. Portanto, usar as férias para recarregar as energias é fundamental. Praticar exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada e garantir boas noites de sono são práticas que ajudarão a manter o corpo e a mente em ótimo estado para a maratona de estudos que virá;

5. Aproveitar os momentos de lazer

As férias são uma oportunidade para relaxar e se divertir. Dedicar tempo para atividades, como ler um livro por prazer, assistir a filmes, sair com amigos e família, ou mesmo viajar são experiências importantes para manter o equilíbrio emocional e a motivação.

Resumidamente, encontrar um equilíbrio entre estudo e descanso é a chave para aproveitar ao máximo esse tempo. O bem-estar é tão importante quanto a preparação acadêmica. Com um planejamento adequado e atenção, é possível alcançar um desempenho excelente nos vestibulares sem abrir mão da saúde e da felicidade. Afinal, a jornada rumo à universidade é apenas uma das muitas etapas da vida, e cada momento merece ser vivido com qualidade e equilíbrio.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

jun