Volta às aulas pós-pandemia: como minimizar os impactos emocionais da pandemia.

Aula online? Aula presencial? Aula híbrida? Assim iniciou nosso 2021, com tantos questionamentos e protocolos de segurança. Esses temas passaram a ser alvos constantes da vivência escolar, tudo com objetivo de promover a acolhida dos alunos e do corpo docente. Acompanhando possíveis dificuldades relacionadas a esse período, não foram desconsiderados o medo, as perdas, as dificuldades das famílias e a ansiedade gerada, principalmente em função das incertezas, que podem, até mesmo, ter levado muitos a vivenciarem problemas psicossociais.

É nesse momento que competências socioemocionais como a benevolência, a resiliência e a empatia entram em jogo. No colégio, trabalhamos os projetos o Líder em Mim e Ser do Futuro que, além de promoverem a escuta ativa e a participação eficaz dos alunos, propiciam também o contato constante com as famílias, criando, dessa forma, condições para que o estudante possa, com total apoio da equipe escolar, gerir esse período da melhor forma possível.

Diante dos desafios que se impõem, no âmbito pessoal, utilizamos algumas técnicas que colaboram para o bem-estar dos alunos e do corpo docente, sendo elas: exercícios de respiração, rodas de bate-papo, palestras e atendimentos individualizados aos familiares. Quanto ao processo pedagógico, estamos preparados com estratégias que promovem os avanços necessários em cada etapa do ensino. A comunidade escolar precisa estar pronta para ajudar todos aqueles que requerem um cuidado maior, pois cada ser é único e o olhar individualizado se faz necessário. O Colégio Ser trabalha para que todos consigam vivenciar as adversidades da maneira mais equilibrada possível.

Estamos juntos nessa! É necessário cuidar de quem cuida e acolher quem acolhe!

Alessandra Finoti Quessada e
Thais Malaquias
Orientadoras Educacionais
Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Volta às aulas pós-pandemia: como minimizar os impactos emocionais da pandemia.

Estamos juntos nessa! É necessário cuidar de quem cuida e acolher quem acolhe!

Alessandra Finoti Quessada e
Thais Malaquias