fev

Utilização da Internet na Educação

Quando falamos em meios de comunicação existentes, um dos primeiros que nos vem à mente é a Internet, sendo considerada a mídia mais promissora desde o surgimento da televisão.

Dentre as vantagens da internet podemos apontar a rapidez na propagação de notícias e informações, conveniência (trazendo conforto e agilidade em compras, entregas e prestações de serviços), entretenimento (com apresentação de shows, peças de teatro, lives, etc…), mas a internet também é uma poderosa ferramenta de inclusão, permitindo que pessoas de diferentes crenças, nacionalidades e idades tenham contato.

A internet modificou nosso modo de ver o mundo e de guardar informações, antigamente quando nos era solicitada uma pesquisa no colégio, logo corríamos para as enciclopédias, como a Ler e Saber, Conhecer e a famosa Barsa.

Livros pesados, de capa dura, com vários volumes, mas graças a internet hoje utilizamos até o jargão: Dá um Google! Com apenas um clique é possível pesquisar diversas fontes sobre um mesmo assunto, com um tempo de resposta de pesquisa menor que 2 segundos.

Mas essa ferramenta tão ampla que é a internet não se limita apenas a nos auxiliar em pesquisas. Quando aplicada diretamente na educação podemos enumerar alguns de seus benefícios:

1. Aprendizagem de forma divertida;
  2. Desenvolvimento da imaginação;
  3. Associação de figuras, formas, objetos, letras, animais, sons, etc;
  4. Aumento da atenção para execução das tarefas;
  5. Desenvolvimento de novas habilidades e gostos;
  6. Aprendizado de novas línguas;
  7. Capacidade de absorver conteúdos de maneira interativa e lúdica;
  8. Estimulação da criatividade;
  9. Desenvolvimento da autonomia.

A criança também desenvolve novas formas de comunicação, a principal delas é a escrita. Passa-se a escrever de forma mais aberta, hipertextual, conectada, multilinguística, aproximando texto e imagem.

Podemos concluir que o desenvolvimento das crianças vinculado aos benefícios da utilização da internet é promissor, principalmente quando o assunto é se expressar/comunicar cada vez melhor, alguns dos endereços mais interessantes ou visitados da Internet no Brasil foram feitos por adolescentes ou jovens.

fev

Utilização da Internet na Educação

1. Aprendizagem de forma divertida;
  2. Desenvolvimento da imaginação;
  3. Associação de figuras, formas, objetos, letras, animais, sons, etc;
  4. Aumento da atenção para execução das tarefas;
  5. Desenvolvimento de novas habilidades e gostos;
  6. Aprendizado de novas línguas;
  7. Capacidade de absorver conteúdos de maneira interativa e lúdica;
  8. Estimulação da criatividade;
  9. Desenvolvimento da autonomia.