ago

Ser Colunista – Troca de histórias: como instigar a leitura nas crianças

A leitura está presente em todos os momentos do nosso cotidiano e, muitas vezes, as crianças não encontram prazer nela. Sabemos que a escola tem um papel fundamental na mediação do desenvolvimento do gosto pela leitura, equilibrando o aprendizado e a diversão.

Pensando nisso, o Colégio Ser iniciou um projeto para os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a fim de que tenham maior contato com o mundo dos livros. As turmas comparecem, uma vez por semana, à sala de leitura, para escolher uma obra e levá-la para casa, e também para realizar uma atividade voltada para ampliação de repertório literário.

Quando as crianças vão até a sala de leitura, elas estão adquirindo autonomia e trabalhando o poder de escolha, além de desenvolver a responsabilidade, pois sabem que estão levando para casa um bem do colégio pelo qual elas precisam zelar.

Os alunos aprendem e se interessam por diversos assuntos diferentes e, por este motivo, o Colégio Ser vem trabalhando com grandes clássicos da literatura infanto-juvenil, como livros das autoras Ruth Rocha e Ana Maria Machado, com gibis da turma da Mônica, com o Jornal Joca, que é o único jornal para jovens e crianças, com livros de curiosidades científicas e com as mais diversas obras e gêneros que temos em nossa biblioteca.

As atividades de leitura são pensadas para poderem ser executadas em grupos, permitindo que os alunos discutam ideias e exponham opiniões. Através dessa prática, notamos que a leitura é capaz de instigar a análise ampla do mundo ao nosso redor e das infinitas possibilidades de aprender com o outro ao se apropriar de informações.

Nós percebemos o quanto as crianças gostaram de ter esse contato com esse mundo extraordinário e o quanto é importante continuar incentivando-as, pois sabemos que estamos desenvolvendo a criatividade, a comunicação, a imaginação e ampliando a melhora no vocabulário e na escrita.

“O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler.”
-Ziraldo

Paula Ferreira Esótico
Sala de Leitura – Fundamental I

ago

Ser Colunista – Troca de histórias: como instigar a leitura nas crianças

“O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler.”
-Ziraldo

Paula Ferreira Esótico