Partiu Faculdade?

O vestibular é sempre um grande ponto de interrogação na cabeça dos alunos de Ensino Médio. Muitas perguntas surgem, como por exemplo, qual curso seguir? Que faculdade cursar? Continuar na mesma cidade ou mudar-se?

Esses questionamentos perseguem os estudantes por todo o período de preparação de estudos e, em alguns casos, até depois de ingressarem na faculdade tão desejada.

Para aqueles alunos que escolhem prestar vestibular em outra cidade é muito importante pesquisar sobre alguns pontos, tais como: localização do campus, custo de vida, transporte, bairros próximos, comércios, clima da cidade, quais as atividades culturais, quanto tempo de viagem até a cidade natal. Esses detalhes ajudarão a criar uma primeira impressão do local e poderá ajudar o aluno a decidir se quer mesmo cursar a faculdade naquela cidade.

Outro detalhe muito  importante antes de decidir mudar-se para cursar a faculdade é pesquisar sobre o curso desejado. Parece meio óbvio, mas muitos ingressantes esquecem de pesquisar sobre a grade curricular, o foco do curso, a formação dos professores que lecionam nesse curso e a infraestrutura do campus.

Caso o aluno seja aprovado e decida mudar-se, é essencial que o local da nova moradia seja muito bem escolhido, levando em consideração alguns pontos como a localização do imóvel em relação a pontos de ônibus, a supermercados,  farmácias e outros lugares que facilitem o dia a dia na nova cidade.

Para o universitário não sofrer nenhuma surpresa depois de acertar o lugar de moradia, é importante testar tomadas, torneiras, portas e luzes, dessa forma, evitando alguns imprevistos.

Posteriormente a essas decisões, chega o momento de providenciar a documentação necessária para fazer a matrícula, parte de extrema importância. Tais como: RG, CPF, histórico entre outros.

O processo da aprovação até a matrícula costuma ser bem rápido, é importante deixar a maioria dos detalhes o mais organizado possível.

Depois da matrícula feita, aguenta coração! É uma nova fase que se inicia, tanto para o ingressante quanto para a família.

O período de adaptação costuma ser complicado. O aluno está em uma cidade completamente estranha a ele e sozinho. Por outro lado, a família sente falta da presença dele, mas aos poucos tudo vai se encaixando.

O aluno faz novas amizades e vive experiências únicas, aprende a conviver com a saudade, assim como os familiares também, e aos poucos a viagem para a cidade natal entra na rotina, tanto quanto ir para a faculdade ou cozinhar. Será um grande desafio, mas valerá a pena. Então, vamos lá!

Renata Vassoler

Coordenadora pedagógica Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio