A importância da leitura e da escrita

Todos nós sabemos a importância da leitura e da escrita, pois um dos principais objetivos dos pais ao matricularem seus filhos numa escola é vê-los lendo e escrevendo com perfeição.

Mas, devido a relevância deste assunto é fundamental que façamos algumas reflexões, pois a aprendizagem da leitura e da escrita ocorre de forma dinâmica e envolve a alfabetização e o letramento.

Para entendermos melhor este tema, usaremos a explicação de Magda Soares, uma das mais renomadas pesquisadoras do assunto:

• A alfabetização ocorre pelo domínio de uma técnica que engloba habilidades como grafar e reconhecer letras, usar o papel, entender a direcionalidade da escrita, pegar no lápis, codificar, estabelecer relações entre sons e letras, etc.
  • Já o letramento trata de como utilizamos tal técnica nas práticas sociais, ou seja, como utilizamos a leitura e a escrita no nosso dia a dia.

Apesar de serem diferentes, os dois se complementam e ocorrem simultaneamente, por isso é fundamental oferecer, continuamente, oportunidades de contato com variados tipos de texto, desde a mais tenra idade.

Com os pequenos, por exemplo, podemos estimular vivências com textos ligados à tradição oral como parlendas, cantigas, músicas, poemas, trava-línguas, entre outros. Quando escolhemos textos adequados, divertidos e próprios da infância trazemos significado para a utilização e ressaltamos que muito além de apenas aprender a ler e escrever, é de suma importância compreendermos e sabermos usar as informações.

Isabel Cristina B. Cavalcanti

Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais