jan

Ser Colunista – Conheça o programa de Alunos Tutores de Tecnologia do Colégio Ser

O Colégio Ser obteve reconhecimento de suas práticas através do Google for Education pela primeira vez em 2017 e depois em 2020, para além do corpo docente, proporcionando aos nossos alunos um contato tecnológico também reconhecido pela Google, através do programa Aluno Tutor de Tecnologia, que é oferecido pelo colégio.

O programa visa estimular as habilidades sociais e empreendedoras através das ferramentas Google, com duração de um ano e meio. É dividido em ciclos, sendo ciclo 1, 2 e 3, em que os alunos evoluem não só as suas soft skills (habilidades pessoais desenvolvidas no dia a dia), mas também as suas hard skills (que são as habilidades técnicas certificadas pelo curso). Ao final, eles recebem uma certificação reconhecida pela Google, conferindo-lhes as habilidades desenvolvidas ao longo do curso.

Com foco no desenvolvimento humano e na aprendizagem através das tecnologias, os alunos têm contato com o programa a partir do 9º ano em diante, possibilitando desenvolver habilidades até o ensino médio. “Estamos vivenciando a era da tecnologia, então fazer um curso liderado por uma das maiores plataformas digitais e com um aprofundamento enorme sobre cada uma de suas ferramentas é muito proveitoso”, segundo Luccas Novaes, aluno do 2º ano do EM.

No Colégio Ser, o programa Alunos Tutores trabalha o uso das tecnologias no dia a dia, solucionando problemas sociais ou de empreendedorismo através do ambiente virtual de aprendizagem. Eles utilizam uma plataforma criada para semanalmente estimular e desenvolver as habilidades dos educandos com novas situações problemas a serem desenvolvidas, utilizando as ferramentas Google como base dos projetos.

No primeiro semestre de 2022, um de nossos alunos elaborou um formulário visando obter informações sobre as principais dúvidas da comunidade escolar a respeito dos formulários Google, para que após esse período de coleta, montasse uma apresentação contendo as respostas para sanar as dúvidas dos colegas e de seus familiares.

Os alunos tutores do Colégio Ser também são responsáveis por um blog de notícias, desenvolvido exclusivamente para a comunidade escolar, além de elaborarem semanalmente indicações culturais para as famílias através do Blog do Colégio Ser.

No final do ano passado, nossos alunos tutores do ciclo 3 foram convidados a participar do encontro nacional de Alunos Tutores na sede da Google São Paulo, que contou com a participação de alguns funcionários da Google realizando palestras para os alunos, com uma atividade de empreendedorismo em grupo.

Além das práticas diárias, os Alunos Tutores disputam anualmente duas competições de nível nacional. A primeira delas é a Copa Aluno Tutor, que premia os dez primeiros colocados por ciclo. Trata-se de um teste de conhecimento tecnológico e de cultura pop em que os alunos se divertem aprendendo. A segunda competição é o Desafio Liga Jovem do SEBRAE, que premia seis equipes com uma viagem internacional, totalmente custeada pela empresa. O foco desta competição é explorar as possibilidades que a tecnologia avançada traz para solucionar os problemas do mundo contemporâneo.

Ficou interessado(a)? Para participar é muito simples: basta acessar este link. Lembrando que as inscrições podem ser feitas até o dia 13 de fevereiro.

“Ensinar sobre as inovações e as tecnologias é ensinar sobre o amanhã, pois com o que criamos hoje podemos mudar o amanhã.” – João Vitor Novais

João Vitor Novais
Supervisor de Tecnologia Educacional – Alunos Tutores