Você será direcionado para o site da AIA - Avaliação Integrada de Aprendizagem. Este site só poderá ser acessado no momento da prova e logo após o término, para conferir o gabarito. O site requer login e senha, caso não possua, fale com a coordenação. Melhor visualizado com o navegador Google Chrome.

Prosseguir

Você será direcionado para o site que apresenta informações acadêmicas do colégio. O site requer login e senha, caso não possua, fale com a coordenação. Melhor visualizado com o navegador Mozilla Firefox e com o BLOQUEADOR DE POP-UP DESABILITADO.

Prosseguir

Você será direcionado para o site do Sistema Ser de Ensino, onde terá acesso ao caderno digital. O site requer login e senha, caso não possua, fale com a coordenação do colégio. Melhor visualizado com o navegador Mozilla Firefox.

Prosseguir

Todos os Ensinos

1º DE MAIO – DIA DO TRABALHO

Quando escolhemos uma profissão, vem as responsabilidades e trabalhar é uma delas.

Dia 1º de Maio é o Dia do Trabalho! Você sabe a origem da data?

1° de Maio é a data usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Esta data foi escolhida no ano de 1.886, quando ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores em Chicago, nos Estados Unidos, que queriam uma redução na sua jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

Em 1° de Maio de 1891 uma manifestação no norte da França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

Anos mais tarde, em 1.919, o senado francês diminuiu a jornada de trabalho para 8 horas e proclamou o dia 1° de Maio como feriado nacional.

Depois disso, em 1.920, a Rússia também adotou esse dia como comemoração da data.

Aqui no Brasil, a data foi consolidada como feriado em 1.925, após a criação de um decreto do presidente Artur Bernardes, para celebrar as conquistas dos trabalhadores.

Um marco desta conquista ocorreu em 1° de Maio de 1.943, quando foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

No governo Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas no dia 1° de Maio.

Parabéns, Trabalhador! Feliz Dia do Trabalho!