dez

Ser Indica #46: livro “Bisa Bia, Bisa Bel”

Neste Ser Indica, recomendamos um clássico da literatura infanto-juvenil – a obra Bisa Bia, Bisa Bel – da renomada escritora Ana Maria Machado, que já teve três edições, todas premiadas, tendo sido a primeira delas escrita em 1981 e fazendo sucesso até os dias atuais.

O livro conta a história de Isabel, uma garota que ao revirar uma gaveta do armário com a sua mãe, encontra um envelope cheio de fotos antigas. Uma delas lhe chama bastante atenção: da sua bisavó Beatriz, quando era bem pequena. Ela gosta tanto do retrato em questão, que pede à sua mãe para levar a foto para escola, para mostrar para os seus amigos e sua professora, Dona Sônia.

Um dia, porém, ao levar a foto dentro da roupa para brincar com seus amigos, acaba perdendo-a, e a partir daí começa a construir um relacionamento imaginário com a sua bisavó, seguido da sua futura bisneta, Neta Beta. Elas até conversam entre si, misturando alguns assuntos do passado, presente e futuro.

A obra também mostra as dificuldades e as aventuras da protagonista, que é uma pré-adolescente, descobrindo o mundo e lidando com questões amorosas, e que é aconselhada o tempo todo antes de tomar decisões por sua Bisa Bia e sua Neta Beta, ambas presentes dentro dela mesma através da imaginação.

Uma leitura fácil e muito divertida, Bisa Bia, Bisa Bel é indispensável para o público infanto-juvenil, pois traz algumas mudanças sociais entre as três épocas discutidas durante o desenrolar da história, principalmente as transformações do papel da mulher na sociedade, sempre em busca de sua liberdade como um todo e inventando novos jeitos de viver.

A classificação indicativa é a partir de 8 anos.

Não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog!

Até a próxima semana. 💚

dez

Ser Indica #46: livro “Bisa Bia, Bisa Bel”

A classificação indicativa é a partir de 8 anos.

Não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog!

Até a próxima semana. 💚