Ser Indica #41: exposição “África em São Paulo”

O Ser Indica desta semana traz a exposição “África em São Paulo”, com retratos feitos pelo fotógrafo Bob Wolfenson e entrevistas realizadas pelo jornalista Naief Haddad. O foco da exposição é mostrar através de fotos e textos a diversidade de africanos que escolheram a cidade de São Paulo como morada nos últimos tempos, às vésperas do feriado da Consciência Negra.

Há cinco anos sendo desenvolvida, os responsáveis reuniram várias fotos dos nativos, entre homens e mulheres, dos mais variados países do continente africano, como: África do Sul, Angola, Camarões, Chade, Egito, Guiné-Bissau, Moçambique, República Democrática do Congo, Senegal e Tanzânia.

Após uma reportagem sobre emprego para um jornal muito famoso presente na capital paulistana, Naief e Bob andavam na região central de São Paulo e notaram uma grande quantidade deste grupo pelas ruas. Foi daí que surgiu a ideia de criar a exposição como forma de representatividade negra de imigrantes e refugiados.

Além de registros fotográficos, a mostra também traz vídeos com entrevistas nas quais africanos contam as razões pelas quais tiveram de abandonar seu continente, como estão lidando com as diferenças aqui no Brasil, e a saudade da terra natal. Entre os depoimentos, é possível notar como eles puderam se restabelecer em São Paulo, um lugar tão diferente do que estavam acostumados anteriormente.

Lembrando que a entrada da exposição é gratuita, e a sua data de abertura será no dia 19/11 (sábado) às 11h, e permanecerá até 12/03 do próximo ano, no Museu da Imigração (MI).

A classificação indicativa é livre para todas as idades.

Não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso Blog!

Até a próxima semana 💚

Ser Indica #41: exposição “África em São Paulo”

A classificação indicativa é livre para todas as idades.

Não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso Blog!

Até a próxima semana 💚