set

Ser Colunista – Como os trabalhos manuais influenciam no desenvolvimento da coordenação motora fina

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre de que maneira os trabalhos manuais influenciam na coordenação motora fina das crianças. A coordenação motora fina se refere à habilidade de realizar movimentos precisos e refinados com as mãos e os dedos. Esse tipo de coordenação nos ajuda a realizar atividades cotidianas, como escrever, abotoar a roupa, amarrar os sapatos, entre outras.

Antes de entendermos como os trabalhos manuais beneficiam a coordenação motora, é importante compreender do que se trata. A coordenação motora fina envolve a integração de habilidades sensoriais e motoras. Quando uma criança pega um pequeno objeto entre o polegar e o indicador, por exemplo, ela está demonstrando coordenação motora fina.

Os trabalhos manuais reúnem uma variedade de atividades que vão desde desenhar, colorir, cortar papel, até modelar argila, bordar ou tecer. Essas tarefas requerem movimentos precisos e, frequentemente, o uso coordenado de vários dedos e mãos.

No Colégio Ser, temos uma disciplina de trabalhos manuais para as crianças do período integral que atuam justamente com essas atividades, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento da coordenação motora fina. Dessa forma, as crianças também acabam conhecendo alguns materiais que antes não conheciam e que podem aprender a gostar de manusear.

Além de seus benefícios motores, essas atividades também podem melhorar a concentração, a paciência e a autoestima dos pequenos. “Um exemplo claro é um dos nossos alunos do 4º ano, Arthur, que teve uma grande evolução durante a aprendizagem da disciplina. O seu desempenho melhorou muito, e ele se mostra mais interessado durante as aulas, fazendo tudo com muito capricho!”, segundo a nossa educadora do EFAI Tatiane Galdino.

Quando essas atividades são realizadas, as crianças:

• Fortalecem os músculos das mãos: a manipulação de materiais de diferentes texturas e resistências, como massinhas, lãs e contas, ajudam a fortalecer os músculos das mãos;
  • melhoram a destreza: atividades que exigem movimentos precisos, como colocar contas em um fio ou cortar formas no papel, aprimoram a técnica manual;
  • desenvolvem a integração visomotora: ao tentar copiar um desenho ou seguir um padrão de tecelagem, a criança aprimora sua capacidade de integrar informações visuais com movimentos motores.

Assim como qualquer habilidade, a coordenação motora fina melhora com o tempo e com a prática. Quanto mais a criança se envolve e pratica atividades manuais, mais oportunidades ela tem para refinar seus movimentos e melhorar sua precisão, tanto em casa como no ambiente escolar. Portanto, incentivar a prática regular de atividades manuais é um investimento valioso no desenvolvimento das crianças a longo prazo.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

set

Quando essas atividades são realizadas, as crianças:

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser