Ser Colunista – Volta às aulas: como retomar a rotina com os filhos?

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre a volta às aulas! O retorno à rotina escolar pode ser um momento desafiador tanto para as crianças quanto para os pais. Após um período de férias ou interrupção das aulas, é natural que os pequenos sintam alguma ansiedade ou dificuldade para se readaptar à rotina escolar. Aqui estão algumas dicas para ajudar as crianças a voltar às aulas de maneira tranquila e positiva:

1. Estabeleça uma rotina gradual
Antes do início das aulas, comece a reestabelecer uma rotina diária semelhante à rotina escolar. Ajuste os horários de dormir e acordar, bem como os horários das refeições, para que a transição seja mais suave. Isso ajuda a regular o relógio biológico da criança e facilita a adaptação.

2. Converse sobre a volta às aulas
É importante conversar com a criança sobre a volta às aulas de forma positiva. Fale sobre o que ela pode esperar, os amigos que irá rever e as atividades que vai participar. Incentive a expressão de sentimentos e responda a quaisquer dúvidas ou preocupações que ela possa ter.

3. Prepare o material escolar juntos
Envolver a criança na preparação do material escolar pode ser uma atividade divertida e estimulante. Deixe-a escolher cadernos, lápis e outros itens de papelaria. Organizar a mochila e o uniforme pode gerar um sentimento de responsabilidade e empolgação.

4. Mantenha um diálogo aberto com a escola
Mantenha uma comunicação regular com os professores e a escola. Isso permite acompanhar o desenvolvimento acadêmico e social da criança, além de possibilitar a identificação precoce de possíveis dificuldades. Participar das reuniões escolares e eventos também fortalece o vínculo entre família e escola.

5. Incentive hábitos saudáveis
Uma boa alimentação e a prática regular de atividades físicas são fundamentais para o bem-estar da criança. Certifique-se de que ela tenha uma dieta equilibrada e incentive a prática de esportes ou brincadeiras ao ar livre. O sono de qualidade também é essencial, então garanta que a criança esteja dormindo o suficiente.

6. Esteja atento ao bem-estar emocional
Voltar à rotina escolar pode gerar ansiedade ou estresse em algumas crianças. Esteja atento aos sinais de que algo não vai bem, como mudanças no comportamento, dificuldades para dormir ou falta de apetite. Caso necessário, busque apoio de profissionais como psicólogos ou orientadores educacionais.

Com paciência, apoio e encorajamento, os pais podem ajudar seus filhos a enfrentar o retorno à rotina escolar de maneira mais tranquila e positiva. A adaptação pode levar algum tempo, mas com a participação ativa da família, as crianças estarão prontas para aproveitar todas as oportunidades de aprendizado e crescimento durante o próximo semestre que a escola proporciona.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

Ser Colunista – Volta às aulas: como retomar a rotina com os filhos?

1. Estabeleça uma rotina gradual

2. Converse sobre a volta às aulas