Ser Colunista – Qual a importância da educação bilíngue para as crianças?

Neste Ser Colunista, vamos falar sobre a importância da educação bilíngue para as crianças! Embora não haja uma idade certa para introduzir o ensino de uma nova língua, quanto mais cedo acontecer, melhor, pois o processo de aprendizagem será mais fácil, já que as crianças possuem grande habilidade para absorver informações e se adaptar a novas situações.

Um dos maiores benefícios da educação bilíngue para as crianças é que elas podem desenvolver inúmeras aptidões, como por exemplo uma maior capacidade de concentração, desenvolvimento do pensamento criativo, habilidades de escrita, fala e leitura, além da facilidade em aprender novos idiomas no futuro e contribuir positivamente para as habilidades socioemocionais, por mergulharem em uma nova cultura.

Mas afinal, o que é educação bilíngue? Trata-se de aprender uma nova língua simultaneamente com o idioma nativo, por meio de aulas imersivas e atividades do cotidiano dentro e fora da sala de aula, diferente de um curso de idiomas comum, no qual apenas o vocabulário e a estrutura da língua são trabalhados. Essa metodologia de ensino permite que as crianças exercitem o ensino do inglês integrado às matérias da grade curricular, como por exemplo história e matemática, englobando assim todo o contexto escolar.

Além do que é ensinado em sala, é essencial que a criança tenha estímulos regulares para se conectar com o idioma. Tanto na aula quanto fora dela, é importante que ela enfrente desafios apropriados para manter sua motivação em aprender a língua. Um exemplo simples que pode contribuir nesse sentido é sugerir filmes e desenhos em inglês, e refazer as atividades trabalhadas na escola em casa, para fixar o conteúdo.

No Colégio Ser, nossos alunos têm contato com a educação bilíngue desde o ensino infantil, e contam com cinco aulas imersivas na língua inglesa por semana, a partir de um programa bilíngue bem estruturado e renomado no mercado. Por meio de atividades lúdicas que estimulam a aprendizagem, eles expandem o contato com a língua estrangeira no dia a dia, facilitando a fluência do idioma futuramente.

O ensino bilíngue não é apenas uma ferramenta para a comunicação em outro idioma, mas também um meio para formar indivíduos mais compreensivos, adaptáveis e preparados para enfrentar os desafios de um mundo globalizado. Ao oferecer às crianças a oportunidade de aprender uma segunda língua, estamos dando a elas uma base sólida para o futuro, com uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, acesso a mais oportunidades de emprego e colaborações internacionais.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

Ser Colunista – Qual a importância da educação bilíngue para as crianças?

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser