nov

Ser Colunista – Qual a diferença entre escola bilíngue e programa bilíngue?

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre a escola bilíngue e o programa bilíngue. Ambos são ótimas opções para se aprender uma nova língua e alcançar o bilinguismo desde muito cedo, e cada um deles pode contribuir de acordo com a rotina e os objetivos que desejam ser alcançados pelos alunos. Você saberia dizer quais são as diferenças entre eles?

A principal delas é que as escolas bilíngues seguem o currículo brasileiro, e oferecem aulas em dois idiomas (inglês e português, por exemplo), além de proporcionarem uma completa imersão na língua, na qual a comunicação também é feita 100% no segundo idioma, por meio de uma equipe docente bilíngue. Já as escolas que possuem programa bilíngue seguem o currículo convencional, na língua portuguesa, porém existe uma carga horária estendida dedicada a outro idioma, sem a necessidade de comunicação na segunda língua nos demais ambientes da escola.

O programa bilíngue também permite que os alunos tenham uma carga horária de aulas maior, de até cinco horas semanais, com uma metodologia imersiva, integrando as outras disciplinas curriculares, tornando o aprendizado muito mais facilitado e natural, e trazendo resultados melhores a médio e longo prazo durante a aprendizagem.

O programa permite uma experiência gamificada para o aluno, estimulando a sua curiosidade com ferramentas interativas que aumentam o engajamento durante a aprendizagem de uma segunda língua. Além disso, o conhecimento dinâmico com metodologias ativas baseado em projetos constroem o pensamento crítico em situações reais do cotidiano, tendo como apoio o material didático atualizado e de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Nesse sentido, no momento da escolha, é necessário ponderar o que é melhor e o que vai se adequar de acordo com a rotina escolar do aluno. Atentar-se às metodologias aplicadas para o ensino da segunda língua, como elas são aplicadas no dia a dia e buscar referências sobre a instituição de interesse também são pontos importantes nesse processo, e a decisão final deve refletir as necessidades específicas de cada aluno e família.

No Colégio Ser, em parceria com o renomado programa bilíngue Eduall, uma metodologia inovadora com mais de 170 anos de experiência da Macmillan Education, oferecemos o aprendizado de inglês desde o ensino infantil. Baseado em quatro pilares que propiciam um ensino capaz de responder às necessidades do século XXI, proporcionamos formas lúdicas de ensino que fazem os estudantes aprenderem brincando, aliada às melhores estratégias para formar alunos globais e protagonistas do futuro. Venha nos conhecer se encantar!

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

nov

Ser Colunista – Qual a diferença entre escola bilíngue e programa bilíngue?

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser