Ser Colunista – Protagonismo infantil: o que é e como incentivar desde cedo

No Ser Colunista desta semana, vamos abordar um tema fundamental na educação infantil: o protagonismo das crianças! Trata-se da capacidade delas se tornarem participantes ativas em seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento. É um conceito que valoriza a autonomia, a expressão de ideias e opiniões, o respeito mútuo e a construção colaborativa do conhecimento.

Mas como podemos incentivar o protagonismo infantil desde cedo? Aqui estão algumas estratégias que podem ser adotadas:

1- Criação de um ambiente participativo: É fundamental estabelecer um ambiente acolhedor e seguro, onde as crianças sintam-se à vontade para expressar suas ideias, fazer perguntas e compartilhar experiências. Os espaços de diálogo e interação devem ser incentivados, permitindo que cada criança se sinta valorizada e respeitada;

2- Valorização das experiências individuais: Cada criança traz consigo um conjunto único de experiências e conhecimentos. É importante reconhecer e valorizar essas experiências, promovendo a construção coletiva do conhecimento. Incentive as crianças a compartilharem suas histórias, conhecimentos e habilidades, criando um ambiente de aprendizagem mais rico e diversificado;

3- Estimulação da curiosidade e investigação: As crianças são naturalmente curiosas e têm um desejo inato de explorar o mundo ao seu redor. Incentive essa curiosidade, oferecendo oportunidades para a investigação e a descoberta. Estimule questionamentos, proponha desafios e promova atividades que despertem o interesse e a criatividade das crianças.

4- Desenvolvimento da autonomia e responsabilidade: À medida que as crianças se tornam mais autônomas, elas ganham confiança em si mesmas e em suas habilidades. Encoraje-as a tomar decisões, resolver problemas e assumir responsabilidades adequadas à sua idade.

No Colégio Ser, o protagonismo infantil é estimulado desde os primeiros anos, da sala de aula até as nossas feiras e eventos, onde buscamos evidenciar as experiências vivenciadas pelos alunos em seus processos educativos, impactando positivamente na aprendizagem deles. A nossa Sala de Aprendizagem Criativa é um espaço dedicado para o protagonismo infantil, no qual as crianças podem colocar em prática tudo o que aprenderam, tomando decisões, fazendo escolhas e se tornando mais independentes a partir dos materiais disponibilizados.

Quando as crianças são reconhecidas como protagonistas, elas sentem que suas vozes e opiniões têm valor. Isso fortalece sua autoconfiança e autoestima, pois elas se veem como agentes capazes de causar impacto e influenciar seu próprio ambiente.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

Ser Colunista – Protagonismo infantil: o que é e como incentivar desde cedo