ago

Ser Colunista – Preparando o futuro: como os jovens podem lidar melhor com a jornada desafiadora do ensino médio?

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre os desafios do ensino médio! Durante este período, muitos adolescentes enfrentam uma combinação intensa de dificuldades que podem gerar ansiedade e estresse. A pressão para escolher uma carreira ou faculdade vem tanto dos pais quanto da sociedade, que impõem expectativas altas sobre o futuro profissional dos jovens. Os adolescentes se sentem sobrecarregados por essas expectativas, muitas vezes sem ainda terem certeza de suas próprias paixões e interesses.

Além disso, essa fase da vida também é marcada pela exigência acadêmica das matérias do colégio e pela preparação para o vestibular. O volume de conteúdo a ser estudado, a necessidade de obter boas notas e a competição acirrada para ingressar em universidades renomadas podem tornar essa experiência ainda mais desgastante. Os jovens, portanto, não apenas enfrentam as dúvidas naturais sobre o futuro, mas também precisam lidar com a pressão imediata de ter um desempenho escolar excelente.

Esse ambiente pode gerar uma sensação de insegurança e dúvida, com alguns adolescentes se sentindo perdidos ou incapazes de atender às expectativas externas. É crucial que escolas e famílias reconheçam essas pressões e ofereçam apoio emocional e orientação, ajudando os adolescentes a encontrar um equilíbrio saudável entre suas responsabilidades acadêmicas e a exploração de suas verdadeiras vocações.

No Colégio Ser, durante os três anos do ensino médio, nossos alunos são preparados para o Enem e vestibulares com simulados, orientação educacional personalizada e aulas de redação, garantindo que estejam prontos para as melhores faculdades, resultando em uma vida bem-sucedida e feliz. Além disso, proporcionamos anualmente o “Ser Profissões”, um encontro com profissionais de diferentes áreas de atuação para que os alunos possam ter contato com as experiências de quem já trabalha no ramo de interesse deles.

Em 2024, trouxemos também uma importante ferramenta que complementa o aprendizado acadêmico com o desenvolvimento pessoal dos estudantes: a Flow, da HUMANA Educação, uma trilha socioemocional inovadora que os ajuda a navegar pelas decisões de carreira e vida.

Nossos estudantes têm alguns encontros ao longo do ano com jovens educadores, baseados em um entendimento profundo das habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, empatia, resiliência e tomada de decisão, capacitando-os a fazerem escolhas mais informadas e alinhadas com seus valores e interesses.

A Flow prepara os alunos para enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo, acolhendo as dores e desafios da adolescência e provocando o potencial e o amadurecimento para formarem jovens saudáveis, sábios e realizados. Ter uma trilha como a Flow contribui para formar indivíduos mais equilibrados, conscientes e preparados para as oportunidades e adversidades que encontrarão no futuro.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

ago