nov

Ser Colunista – Por que é importante que os filhos ajudem nas tarefas domésticas?

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre a importância dos filhos ajudarem nas tarefas domésticas. Com a vida corrida das grandes cidades, os pais têm cada vez menos tempo para se dedicarem a casa, e é aí que entra a responsabilidade dos filhos em auxiliarem nestas tarefas, já que a maioria das crianças e jovens possui tempo livre em algum momento de suas rotinas.

É importante lembrar que as crianças, embora sejam pequenas, aprendem rápido e devem ser estimuladas com atividades diferentes, e ajudar em casa pode ser muito útil e também divertido para elas, já que se trata de uma novidade. Além disso, elas desenvolvem habilidades para se relacionar com outras pessoas no presente e no futuro, se sentindo mais responsáveis e autônomas nesse sentido.

Mas então, de que maneira podemos incentivar os pequenos? Como eles geralmente gostam de imitar os mais velhos, é interessante realizar atividades domésticas simples na frente deles, como arrumar a cama ou varrer a casa. Assim a curiosidade vai surgir e eles vão querer aprender, mesmo que errem no início. Também é importante adequar as atividades de acordo com a idade da criança, e a sua capacidade de executar as tarefas. Só os pais podem saber o que os filhos são capazes de fazer e no que podem contribuir.

Pensando nisso, separamos algumas ideias de afazeres que os pequenos podem começar a ajudar em casa, de acordo com a capacidade de cada idade. A partir dos 2 anos de idade, as crianças já podem guardar seus brinquedos e calçados, e levar roupas sujas para o cesto. De 4 a 5 anos, podem ajudar a arrumar a mochila para a escola, regar plantas e arrumar sua própria cama. Com 6 anos, já podem lavar louças com supervisão, preparar lanches rápidos e deixar a casa em ordem. Aos 8 anos, além de todas essas atividades, as crianças podem começar a aprender a cozinhar junto de um adulto algumas receitas fáceis.

Além dos benefícios para as crianças, a família também se beneficia como um todo quando existe uma rotina de afazeres, pois assim nenhum integrante se sente sobrecarregado, ajudando a criar um ambiente agradável e contribuindo no bem estar geral, possibilitando mais tempo de qualidade entre todos.

Os adolescentes também podem e devem entrar nessa conta, já que possuem maiores habilidades em comparação às crianças, podendo por exemplo ajudarem os pais a limpar a casa, ir ao mercado quando necessário, lavarem suas próprias roupas, prepararem o almoço/jantar e quem sabe até cuidar de um irmão mais novo conforme a idade vai avançando.

E por último, mas não menos importante: deixar claro desde o início que não existe distinção entre as tarefas para meninos e meninas, mas sim a responsabilidade em executá-las de acordo com a capacidade de cada um, e o cuidado com o espaço em que vivem, que nada tem a ver com o gênero. Isso com certeza ajudará a criar adultos mais conscientes, responsáveis e independentes no futuro.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

nov