mar

Ser Colunista – O que fazer quando as crianças não querem comer?

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre a recusa alimentar! Quando as crianças entram na fase em que não querem comer, os pais ficam muito preocupados. Essa fase faz parte do desenvolvimento infantil e pode ser passageira. Com paciência, compreensão e abordagens positivas em relação à alimentação, os pais podem ajudar a criança a superá-la e desenvolver hábitos alimentares saudáveis a longo prazo.

Existem várias razões pelas quais as crianças podem manifestar uma relutância em comer, e entender esses motivos pode ajudar os pais a lidar com essa situação de maneira mais tranquila. Um dos maiores motivos é a fase de desenvolvimento pela qual estão passando. Durante o crescimento, as crianças se tornam mais independentes, e muitas delas começam a testar limites e expressar suas preferências, inclusive em relação à comida.

Além disso, as crianças podem ser influenciadas por fatores externos, como mudanças na rotina, estresse e ansiedade. Por isso, é interessante investigar o que está causando a recusa para tratar da melhor forma, evitando conflitos no momento das refeições.  Lembrando também que tentativas de forçar uma criança a comer podem criar associações negativas com a alimentação e até piorar o problema, por isso, é imprescindível não forçar a barra e respeitar o tempo dela.

Para lidar com essa fase, os pais podem adotar algumas estratégias. Primeiramente, é importante manter a calma e não transformar as refeições em batalhas. Oferecer alimentos variados e saudáveis em horários estipulados e permitir que a criança participe na escolha e preparação das refeições pode ajudar a promover uma boa relação com a comida.

Tornar-se um exemplo e demonstrar bons hábitos alimentares para os filhos pode ser uma boa alternativa, já que as crianças muitas vezes imitam o comportamento dos pais, e consequentemente farão o mesmo no momento das refeições. Permita também que a criança coma quando estiver com fome, e pare quando estiver de fato satisfeita, para que ela se sinta confortável na hora de comer.

Não deixe de consultar um pediatra se a recusa alimentar persistir, ou se estiver associada a outros sintomas preocupantes, para descartar quaisquer problemas de saúde que possam estar ocultos. É importante ressaltar que apenas médicos devidamente capacitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e prescrever medicamentos. As informações disponíveis em nosso blog possuem somente caráter educativo. Não hesite em procurar profissionais da saúde em caso de sintomas.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

mar

Ser Colunista – O que fazer quando as crianças não querem comer?

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser