dez

Ser Colunista – Miopia: saiba o que é e como reconhecer 4 sintomas em crianças

A miopia é um problema visual que acomete não só adultos, mas também crianças em fase escolar. Basicamente, esta condição é a dificuldade em enxergar de longe, por conta de um erro de refração do nosso globo ocular, e a utilização de aparelhos eletrônicos por longos períodos pode favorecer o aparecimento dos sintomas. A seguir, compartilhamos alguns deles mais comuns que merecem a atenção dos pais e responsáveis:

• Dificuldade na aprendizagem (não conseguir enxergar o conteúdo da lousa);
  • Dor de cabeça frequente após um dia na escola;
  • Coçar constantemente os olhos e forçar a vista para ler ou assistir algo de longe;
  • Dificuldade em brincar.

Lembrando que a miopia é hereditária, e alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da condição. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que a saúde ocular das crianças não seja prejudicada:

• Evitar o uso indiscriminado de telas por mais de duas horas seguidas (tv, computador, celular, tablet);
  • Dar preferência às atividades ao ar livre, pois o contato com a luz natural ajuda no desenvolvimento do globo ocular. Lembrando, é claro, da utilização de óculos escuros com proteção UV adequada;
  • Procurar fazer leituras durante o dia, assim evita-se forçar a visão em horários em que a luminosidade não seja tão boa;
  • Fazer visitas anuais ao oftalmologista.

dez

Ser Colunista – Miopia: saiba o que é e como reconhecer 4 sintomas em crianças

• Dificuldade na aprendizagem (não conseguir enxergar o conteúdo da lousa);
  • Dor de cabeça frequente após um dia na escola;
  • Dificuldade em brincar.

• Fazer visitas anuais ao oftalmologista.