out

Ser Colunista – Ler para crescer: o poder transformador da leitura

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre a importância da leitura na vida das crianças e jovens, e como essa jornada de conhecimento pode ser transformadora em vários aspectos na vida deles, com impactos positivos desde a infância, desenvolvendo a memória, concentração, raciocínio e ampliando o vocabulário.

Para muitos, a leitura é também uma atividade compartilhada com a família e os educadores. Esse momento juntos fortalece vínculos afetivos e proporciona um ambiente de aconchego e segurança. Além disso, a leitura pode ser um refúgio, um momento de relaxamento em meio ao turbilhão da vida moderna.

Dessa maneira, a leitura pode e deve ser incentivada fora do ambiente escolar, mesmo que os pais não possuam um repertório literário tão vasto, pois o mais importante é incentivar desde cedo a leitura mesmo que as crianças ainda não tenham a capacidade de ler. Existem opções como livros de banho, pensados para bebês, que estimulam o tato e/ou a audição. As histórias antes de dormir também são uma ótima forma de estimular a imaginação dos pequenos, fazendo com que eles tomem gosto pela leitura.

O hábito da leitura pode ser trabalhado com as crianças por meio de uma rotina, proporcionando assim um momento de lazer além das telas das quais elas costumam ficar on-line a maior parte do tempo, possibilitando explorar diferentes gêneros literários e descobrindo aos poucos os conteúdos que mais gostam de consumir, como contos de aventura, histórias de ficção, livros de piadas, revistas infantis e gibis.

Não podemos esquecer também que quando as crianças entram em contato com as histórias aprendem a desenvolver a criatividade e sentimentos importantes como a empatia e a generosidade, trabalhando as habilidades emocionais ao torcerem pelo final feliz do personagem em questão, por exemplo. Porém, outros sentimentos podem ser identificados nas crianças ao decorrer de uma leitura, como a raiva ou o medo, mas isso é natural e pode contribuir para que elas aprendam a dar nome a essas emoções, e saibam se expressar em alguma situação futura.

Resumidamente, a leitura é um presente muito valioso que podemos oferecer às nossas crianças e jovens. Além de fornecer conhecimento e entretenimento, ela molda os valores, amplia horizontes e prepara nossos jovens para serem cidadãos conscientes e empáticos em um mundo cada vez mais globalizado. Promover a leitura é, sem dúvida, investir no futuro.

No Colégio Ser, temos um projeto de leitura dedicado aos alunos do EFAI, para que possam ter contato com os livros. Nossas turmas comparecem à sala de leitura e podem escolher uma vez por semana uma obra literária que mais gostem, para ler em casa, e posteriormente realizam uma atividade com o intuito de ampliar o repertório literário de cada um.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

out