abr

Ser Colunista – Juntos contra o bullying: construindo uma cultura de respeito e conscientização

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre o bullying. Este é um assunto muito sério e que deve ser sempre lembrado e tratado com muita atenção, pois a participação dos pais na vida escolar dos filhos e o olhar atento do colégio para com seus alunos faz total diferença nesse sentido, para que este mal seja combatido/evitado.

O bullying, no sentido geral, é uma palavra de origem inglesa que caracteriza os atos de agressão e intimidação repetitivos contra um indivíduo, geralmente em fase escolar. A vítima pode sofrer violências gratuitas e sem motivo aparente, sejam elas físicas, verbais ou psicológicas, e que causam sofrimento, intimidação e marcas profundas até a fase adulta.

Quando alguém está passando por uma situação como essa, é frequente a queda no rendimento escolar, ausência nas aulas, isolamento social e em alguns casos, até evasão, pois geralmente o agressor estuda na mesma sala/escola. Algumas vítimas podem também acreditar que merecem passar por isso, pois não entendem o real motivo das agressões, e por seus agressores não serem punidos como deveriam e continuarem agindo sem serem responsabilizados pelos seus atos.

Lembrando também que o bullying pode ocorrer na internet, com o nome de cyberbullying. Ele pode ocorrer de forma discreta, utilizando-se da tecnologia, como redes sociais, e-mails e mensagens de texto, perseguindo e intimidando da mesma maneira suas vítimas. Os pais e responsáveis devem estar sempre vigilantes e supervisionar o uso dessas ferramentas, intervindo se perceberem algo preocupante.

De acordo com dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) de 2019, mais de 40% dos adolescentes informaram ao Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) já terem sofrido com a prática de bullying em algum momento, dentro do ambiente escolar, com provocações, xingamentos e intimidações rotineiras.

As vítimas são sempre indivíduos que são percebidos como diferentes ou vulneráveis de alguma forma. Isso inclui aparência, habilidades, interesses, origem cultural ou orientação sexual, pessoas com deficiência, com diferença de peso, vulnerabilidade social e assim por diante. São sempre agressões recorrentes, intencionais e de desequilíbrio de poder (como se fosse uma pessoa mais “forte” e outra mais “fraca”).

Educar alunos, pais, professores e funcionários de escolas sobre os efeitos do bullying é fundamental. Os impactos negativos podem ser profundos e duradouros, levando a problemas de saúde mental, baixa autoestima, isolamento social e até mesmo pensamentos suicidas. Ao aumentar a conscientização sobre essas consequências, é possível incentivar uma cultura de empatia, respeito e apoio mútuo dentro da comunidade escolar.

Por essa razão, promover uma cultura de denúncia e apoio dentro da escola é importantíssima, já que as vítimas de bullying muitas vezes se sentem isoladas e com medo de buscar ajuda, além do esforço coletivo, trabalhando juntos para reconhecer, prevenir e combater o bullying. Só assim poderemos criar um ambiente escolar onde todos se sintam valorizados, respeitados e seguros.

No Colégio Ser, os alunos contam com todo o apoio e a compreensão de nossas orientadoras pedagógicas nos quatro ciclos, que os acompanham em suas rotinas e estão sempre de portas abertas quando surgem conflitos dos quais eles não conseguem resolver, desejando sempre que os estudantes tornem-se a melhor versão deles ao decorrer do ano letivo. O acolhimento nesse sentido é o grande diferencial.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

abr