jan

Ser Colunista – Férias em família: como aproveitar ao máximo o tempo com os filhos

No Ser Colunista desta semana, vamos dar algumas dicas de como aproveitar as férias com os filhos e ter bastante tempo de qualidade com eles. Com a rotina cada vez mais corrida, os pais podem acabar deixando de lado a atenção para com os filhos, dificultando a construção de conexões reais e profundas com eles.

As crianças, por exemplo, possuem muitas necessidades, e uma delas é a atenção. Não há nada pior do que querer ser percebido e alguém não ligar para você porque está atarefado demais com outra atividade, não é mesmo? Mais do que passar um tempo com os filhos, é necessário tempo de qualidade. Mas você sabe o que isso de fato significa?

Tempo de qualidade nada mais é do que estar 100% presente na rotina dos filhos, sem distrações, aproveitando o momento para ouvi-los, ensinar coisas, aprender com eles, fazer a lição de casa juntos, brincar ou quem sabe até impor alguns limites. É definitivamente dedicar um tempo valioso além da rotina agitada de trabalho/afazeres de casa e do celular para criar relações cada vez mais significativas, melhorando a relação e fortalecendo o vínculo entre ambas as partes.

Além do mais, reservar esses momentos de qualidade com os filhos possibilita “afinar o instrumento”, conforme destacado no hábito 7 do programa socioemocional Líder em Mim. Vocês estarão reunidos cuidando do corpo, da mente, do coração e do espírito, e por meio desses bons exemplos, eles poderão fortalecer os valores ensinados para o futuro.

A seguir, trouxemos algumas dicas de atividades que podem ser aproveitadas durante o período de recesso escolar:

• Planejamento: planejar é preciso! Existem diversas opções de atividades para realizar com os filhos durante as férias, como piqueniques no parque, conhecer museus e suas exposições e a realização de projetos criativos juntos. Crie um cronograma para aproveitar cada uma das atividades propostas;
  • Tempo ao ar livre: pratiquem esportes, leiam livros, façam caminhadas ou aproveitem o que a natureza pode proporcionar. Além de cuidar da saúde, isso promove muitos momentos de qualidade juntos;
  • Cozinhar: aproveite o tempo livre para aprender e testar receitas novas com os filhos, lembrando sempre de supervisionar todo o processo em caso de crianças. Com certeza vai ser muito divertido (e saboroso!);
  • Viajar em família: passar um tempo fora conhecendo novos lugares é bom, mas com a família reunida é ainda melhor! Curtam muito e apreciem cada momento, construindo memórias e experiências enriquecedoras;
  • Jogos e atividades: proponha jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre ou outras atividades lúdicas. Além de divertido, pode incentivar a cooperação, melhorando o desenvolvimento socioafetivo, cognitivo, motor e linguístico;
  • Artes manuais: que tal aprenderem novas habilidades juntos? Vocês podem confeccionar trabalhos simples e aprenderem um com o outro, estimulando a criatividade e a coordenação motora, como pinturas e esculturas, por exemplo.

É importante lembrar de adaptar todas essas atividades de acordo com a idade, interesse e necessidade dos seus filhos, garantindo que todos possam tirar proveito, pois assim eles podem curtir cada momento e criar memórias inesquecíveis em família. Afinal, ficar perto de quem amamos é um dos segredos para tornar a vida muito melhor.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

jan