out

Ser Colunista – Faltas escolares: como gerenciá-las e promover o bem-estar emocional dos alunos

Ser Colunista – Faltas escolares: como gerenciá-las  e promover o bem-estar emocional dos alunos

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre as faltas escolares! É muito comum que os estudantes das mais diversas idades não queiram ir para a escola por algum motivo, e isso deve ser acompanhado para que eles não sejam prejudicados. Nesse sentido, a participação na vida escolar dos filhos é fundamental para tentar entender os motivos.

Essa é uma oportunidade para mergulhar nas emoções e preocupações dos jovens e das crianças, e intervir caso seja necessário. Muitas vezes, os alunos podem estar passando por situações não muito agradáveis em ambiente escolar, ou estejam desmotivados e com dificuldades para absorver os conteúdos e não sabem como pedir ajuda.

É importante manter a abertura para o diálogo, com o intuito de identificar o que está havendo de errado com a rotina do estudante e descobrir a motivação da falta. Muitas vezes, sentimentos de ansiedade podem surgir com o dia a dia escolar, fadiga ocasionada por uma rotina muito exaustiva, desinteresse por já ter se acostumado com o ambiente e se sentir pouco estimulado por isso, ou problemas de saúde em geral.

Assim sendo, os pais podem e devem abordar esse assunto com os filhos por meio da empatia e compreensão. Embora o problema possa não ser resolvido de imediato, este é um caminho promissor para estimular um ambiente acolhedor e confiável, além de fortalecer o vínculo entre pais e filhos em quaisquer situações.

Diante de um mundo em constante mudança, a pauta de saúde mental dos jovens também é um assunto cada vez mais abordado, e encontrar meios de amenizar as consequências negativas de uma rotina atribulada pode ajudar na saúde. Há pouco tempo, o “Dia da Saúde Mental” foi idealizado para que o bem-estar emocional dos alunos seja promovido, com adeptos nos EUA, sugerindo que faltar ao menos uma vez por mês na escola pode ser benéfico para eles.

É claro que, a partir de comunicação e planejamento, essa data pode servir de apoio para que os alunos tenham esse momento de descompressão, não com o intuito de fugir das responsabilidades, mas sim fazendo algumas pausas saudáveis nas atividades escolares para relaxarem, se concentrarem em si mesmos e em suas questões emocionais.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

out