abr

Ser Colunista – Explorando o mundo por meio da cultura maker: desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre a cultura maker! Na era digital em que vivemos, a cultura maker é importantíssima para o desenvolvimento dos alunos. Longe dos métodos tradicionais de ensino, que muitas vezes priorizam a memorização sobre a inovação, a cultura maker oferece um espaço onde eles podem realmente explorar, experimentar e criar.

A importância da cultura maker para os estudantes está justamente na maneira como ela promove habilidades essenciais que vão além do conhecimento acadêmico. Ao invés de apenas absorver informações, eles se tornam protagonistas do seu próprio aprendizado. Desde a criação de uma ideia até a sua realização prática, são desafiados a pensar criticamente, resolver problemas e persistir diante de obstáculos.

Um dos principais benefícios da cultura maker é o estímulo à criatividade. Ao terem a liberdade de criar algo novo, os alunos aprendem a pensar fora da caixa e a encontrar soluções inovadoras para os desafios do dia a dia. Esse aspecto não apenas os prepara para o futuro, mas também os capacita a lidar com situações imprevistas em suas vidas pessoais e profissionais.

Além disso, a cultura maker também desenvolve habilidades práticas e técnicas. Desde a programação de computadores até mesmo a carpintaria, os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos em várias áreas. Essas habilidades não só aumentam a confiança, mas também capacita a enfrentar os desafios do mundo real de forma mais eficaz.

Outro aspecto muito importante da cultura maker é sua capacidade de promover a colaboração e o trabalho em equipe. Ao participarem de projetos maker, os alunos aprendem a comunicar suas ideias, a ouvir as perspectivas dos outros e a trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum. Essas habilidades sociais são essenciais não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a vida em sociedade.

No Colégio Ser, por meio das aulas de pensamento computacional, nossos estudantes do 7º ano do EFAF criam diversas soluções a partir da cultura maker, utilizando a tecnologia a favor dos projetos, no qual pensam e executam trabalhos que contribuem e facilitam o dia a dia das pessoas, tornando-se protagonistas e desenvolvendo diversas competências essenciais para o século XXI, desde a criatividade até habilidades práticas e sociais. Venha nos conhecer e se encantar!

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

abr