set

Ser Colunista – De que maneira a gamificação pode auxiliar na aprendizagem dos alunos?

Neste Ser Colunista vamos falar sobre a gamificação no dia a dia dos alunos! Gamificação é a aplicação de estratégias de jogos em atividades para o maior engajamento dos alunos em sala de aula. Nos últimos anos, a educação tem se beneficiado amplamente dessa abordagem, transformando o aprendizado em uma experiência mais interativa, dinâmica e envolvente.

Em uma era digital na qual estamos vivendo, familiarizar-se com plataformas gamificadas também prepara os alunos para um mundo cada vez mais digitalizado, onde habilidades como resolução de problemas, pensamento lógico e adaptação rápida são altamente valorizadas, principalmente para o futuro.

Entre essas e outras vantagens, a gamificação também torna o processo de aprendizagem mais divertido. Ao transformar tarefas educacionais em “missões” ou “desafios”, os alunos são incentivados a participar ativamente, aumentando seu interesse e motivação pela atividade em questão.

Além disso, o feedback instantâneo das plataformas gamificadas possibilita que os alunos compreendam imediatamente suas falhas e sucessos, o que os encoraja a ajustar suas estratégias e a melhorar continuamente, além de promover a colaboração e a competição saudável. Isso ensina os alunos a trabalharem em equipe, a compartilhar conhecimentos e a desenvolver habilidades sociais importantes.

Dessa maneira, por meio de recompensas, como pontos ou avanços para novos níveis, os alunos recebem reconhecimento por seus esforços. Isso não só reforça comportamentos e esforços positivos, como também constrói confiança e autoestima.

No Colégio Ser, utilizamos plataformas gamificadas como o Matific, um recurso que ensina matemática por meio de jogos e atividades divertidas para os nossos alunos a partir do 1º ano do EFAI, e quizzes de múltipla escolha da plataforma Kahoot, tornando o aprendizado mais interativo, relevante e adaptado às necessidades individuais dos estudantes. Por meio destas plataformas, o futuro da educação pode ser muito mais envolvente, personalizado e eficaz.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

set