Ser Colunista – Como promover a saúde mental dos adolescentes?

No Ser Colunista desta semana, falaremos sobre a saúde mental dos adolescentes! Um tema muito importante, que precisa ser discutido e levado a sério para que eles possam alcançar a sua melhor versão, aliando saúde e bem-estar em suas rotinas tão exigentes, que demandam disposição e tempo.

A adolescência é um período repleto de altos e baixos que requer atenção dos pais e responsáveis, e por trazer diversas decisões e questionamentos na vida dos jovens. O ideal é que a escola em conjunto com a família do aluno acompanhe e promova um ambiente acolhedor e de escuta ativa para que os conflitos sejam identificados e tratados da maneira que necessitam.

Segundo dados da OMS, desde a pandemia, os casos de depressão e ansiedade aumentaram significativamente – até de casos mais graves – principalmente entre os mais jovens, o que acendeu o alerta de que eles precisam de compreensão e apoio emocional mais do que nunca nesse sentido.

Por isso, quando a família promove um ambiente aberto para o diálogo, estando sempre inteirada do que acontece na vida do adolescente, eles se sentem ouvidos, acolhidos e respeitados. A atenção dos pais e da família como um todo é muito importante para identificar sintomas e procurar auxílio profissional caso haja a necessidade.

A seguir, trouxemos alguns sinais de alerta que podem ser identificados no cotidiano de um jovem que esteja enfrentando problemas emocionais:

• Desânimo constante;
  • Falta de interesse em atividades do cotidiano;
  • Ansiedade;
  • Alterações no sono e na alimentação;
  • Sentimento de desesperança.

A boa notícia é que esses sintomas também podem ser contornados com atividades que estimulem o bem-estar dos jovens, como por exemplo fazer exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, dormir bem e entrar em contato com a natureza sempre que possível, reduzindo assim o estresse e a ansiedade causados pelo dia a dia.

No Colégio Ser, são disponibilizadas palestras e ações ao longo do ano, com o intuito de promover assuntos como saúde mental e acolhimento, além de contarmos com o programa socioemocional Líder em Mim (LEM) desde o ensino infantil, com o objetivo de trabalhar conjuntos de habilidades sociais e emocionais,contribuindo diretamente em seus comportamentos, modos de agir e pensar e nas atitudes.

Além disso, nossos alunos contam com o suporte de nossas orientadoras educacionais para auxiliá-los em suas dificuldades e questões emocionais. Para os alunos é fundamental ter esse contato com as próprias emoções, com a possibilidade de tornarem-se adultos mais confiantes e com novas perspectivas no futuro.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

Ser Colunista – Como promover a saúde mental dos adolescentes?

• Desânimo constante;
  • Falta de interesse em atividades do cotidiano;
  • Ansiedade;
  • Alterações no sono e na alimentação;
  • Sentimento de desesperança.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser