Ser Colunista – Como introduzir a educação ambiental durante a infância?

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre a educação ambiental para as crianças! Durante a infância, elas aprendem muitas coisas e, com certeza, esse é um assunto fundamental para que elas se transformem em adultos mais conscientes e preocupados com a natureza e com o meio em que vivem.

Em resumo, a educação ambiental nos ensina a cuidar do planeta Terra, respeitando a natureza como um todo. Assim como os adultos, as crianças têm um papel significativo nesse sentido, já que são parte do futuro da sustentabilidade, tornando-se agentes transformadores desde agora.

Para isso, algumas atitudes podem contribuir positivamente para a educação ambiental dos pequenos. A primeira e mais importante delas é tornar-se exemplo, independente do meio em que estejam, pois elas aprendem também por meio do convívio. Assuntos como consumo consciente, mudanças climáticas, descarte adequado do lixo e como funciona a reciclagem são muito relevantes.

Esse tema deve ser abordado de maneira lúdica, interativa e envolvente, adaptada à idade e nível de compreensão das crianças. Ao criar experiências práticas e significativas, os pequenos têm a oportunidade de explorar a natureza, fazer perguntas, fazer descobertas e participar ativamente da resolução de problemas ambientais.

A educação ambiental para o público infantil também pode ser promovida por meio de jogos, brincadeiras e atividades criativas. Por exemplo, criar artesanato utilizando materiais reciclados ou realizar jogos que incentivem o aprendizado sobre animais, plantas e ecossistemas são estratégias eficazes para despertar o interesse e o cuidado das crianças pelo meio ambiente.

Nossos alunos, ao longo do semestre e em especial neste mês de junho, no qual se comemora o Dia do Meio Ambiente, produziram atividades para a conscientização da preservação da natureza, transformando materiais recicláveis em novos objetos úteis para o dia a dia, cartazes expondo ideias e atitudes sustentáveis para mudar o mundo, e jogos da memória com frases a respeito da reciclagem. Juntos, podemos fazer a diferença! 💚

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

Ser Colunista – Como introduzir a educação ambiental durante a infância?

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser