Ser Colunista – Como incentivar um desfralde tranquilo para as crianças?

Neste Ser Colunista, vamos falar sobre o desfralde infantil! Ele é um processo importante na vida de toda criança, que marca uma transição do uso de fraldas para a independência na hora de utilizar o banheiro. O período ideal para começar o desfralde varia de acordo com cada criança, mas geralmente é recomendado a partir dos dois anos de idade.

Antes de iniciar o processo, é importante observar se a criança já demonstra interesse em usar o banheiro ou se ela já reconhece a sensação de estar com a fralda suja ou molhada. Esses sinais indicam que a criança está pronta para iniciar o desfralde.

O processo pode ser gradual e envolver diferentes estratégias, como o uso de cuecas ou calcinhas de treinamento, o estabelecimento de uma rotina para levar a criança ao banheiro e a oferta de recompensas e elogios para incentivar o comportamento adequado.

Também é relevante estar preparado para alguns acidentes e imprevistos durante o processo de desfralde, pois faz parte do aprendizado da criança. E, acima de tudo, é essencial manter uma abordagem positiva e encorajadora para ajudar a criança a se sentir segura e confiante nesse momento de transição.

O colégio tem um papel muito importante durante a mudança, já que a criança também aprende a fazer as suas necessidades por lá, reforçando o que foi ensinado em casa, como por exemplo a utilização do penico. Assim, os pais e a escola podem e devem trabalhar em conjunto para que o desfralde seja ainda mais efetivo.

Algumas dicas básicas podem ser colocadas em prática:

• Antes de mais nada, procure manter uma rotina ou momento de ir ao banheiro com a criança;
  • Permita que ela veja algum adulto utilizando o vaso sanitário, elas geralmente aprendem através da imitação. Um penico pode auxiliar nesse estágio;
  • Inicie o desfralde durante o dia, e quando esse processo estiver bem estabelecido, tente tirar durante a noite. Quando a criança conseguir manter ao menos 3 dias de fralda noturna seca, pode ser o momento de tentar o desfralde durante a noite;
  • Quando a criança acertar o xixi e o cocô no vaso sanitário, você pode elogiar ou oferecer um brinquedo como forma de recompensa;
  • Alguns conflitos em casa podem dificultar o processo, que é completamente emocional. Quando tudo está bem, o desfralde ocorre de maneira mais fácil e efetiva.

Lembre-se que o processo de desfralde pode ser desafiador e que cada criança tem seu próprio ritmo. Por isso, é fundamental ter paciência e compreensão para ajudar a criança a se adaptar a essa nova fase, evitando traumas e dificuldades quando houver escapes na roupa. Jamais force a retirada da fralda antes que a criança tenha maturidade para isso.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

Ser Colunista – Como incentivar um desfralde tranquilo para as crianças?

Algumas dicas básicas podem ser colocadas em prática:

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser