Ser Colunista – Como e quando ensinar letra cursiva para as crianças?

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre a letra cursiva para as crianças! Conforme vão crescendo e se desenvolvendo, elas aprendem gradualmente em casa ou no ambiente escolar a escrever com a letra bastão, mais conhecida como letra de forma, por ser mais fácil de ser identificada e decodificada. Entretanto, você saberia dizer qual o momento certo para que elas de fato aprendam essa habilidade?

Alguns estudos apontam que a idade ideal para que as crianças aprendam a letra cursiva é em torno dos 6 e 7 anos de idade, e precisam ter desenvolvido habilidades motoras finas suficientes para lidar com a escrita cursiva, além de já ter tido contato com atividades anteriores que estimulem a grafomotricidade, competência de grande importância que incita a habilidade da escrita.

O estímulo deve ser feito de maneira consistente, no qual os professores devem montar um planejamento para que os alunos consigam aprender e acompanhar a turma, sem que haja defasagem. Os cadernos de caligrafia devem ser utilizados durante essa fase, além de exigir também muita paciência durante o período para estimular a escrita cursiva entre os pequenos, sempre de maneira lúdica para reter a atenção.

Durante o processo de aprendizagem, é comum que a criança apresente dificuldades ao tentar escrever uma nova letra, e portanto é muito importante que haja empatia por parte de quem está ensinando, seja o professor ou alguma pessoa da família, para que não se torne uma experiência estressante para ela.

Para introduzir esse assunto entre os pequenos e ensiná-lo de maneira eficiente, trouxemos algumas dicas que podem ser úteis:

– introduza as letras cursivas aos poucos, começando com as mais simples. As letras que se assemelham às letras de forma podem ser um bom ponto de partida;

– demonstre como escrever cada letra cursiva, enfatizando as conexões entre as letras. Forneça modelos para que as crianças possam imitar;

– a prática é fundamental para aprender a escrever em letra cursiva. Forneça atividades que permitam que as crianças pratiquem repetidamente a formação de cada letra;

– torne o aprendizado divertido com jogos e atividades que envolvam a escrita cursiva. Isso pode incluir jogos de tabuleiro, atividades on-line interativas ou simplesmente desenhos e exercícios criativos;

– não deixe de dar feedback, corrigindo erros de forma, mas também incentivando o esforço, proporcionando um ambiente de aprendizado positivo.

É importante envolver os pais no processo, incentivando a prática em casa. Também é interessante fornecer alguns materiais para treinar junto. Lembre-se de que cada criança é única, e o progresso individual pode variar. Adaptar a abordagem de ensino de acordo com as necessidades específicas de cada criança é fundamental para um aprendizado eficaz.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

Ser Colunista – Como e quando ensinar letra cursiva para as crianças?

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser