jul

Ser Colunista – Como as habilidades socioemocionais podem contribuir para a carreira dos jovens?

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre como as habilidades socioemocionais podem contribuir para a carreira dos jovens no futuro. Dentre as suas inúmeras competências, as habilidades socioemocionais são muito importantes para o cotidiano, geralmente estimuladas ainda na infância e aperfeiçoadas ao longo da vida.

Em resumo, as habilidades socioemocionais são um conjunto de aptidões desenvolvidas a partir da inteligência emocional de cada pessoa, para que possam gerenciar suas emoções. Nas empresas, essas competências diferenciadas (intelectuais, pessoais e emocionais) são muito valorizadas, pois contribuem para que o indivíduo lide melhor com os desafios da vida adulta que possam surgir.

No Colégio Ser, contamos com o programa socioemocional Líder em Mim (LEM), que tem como objetivo trabalhar conjuntos de habilidades sociais e emocionais, contribuindo diretamente com o comportamento dos estudantes, modos de agir e pensar e nas atitudes. Para os alunos é fundamental ter esse contato com as próprias emoções.

Desenvolvido originalmente nos Estados Unidos, o programa é inspirado na obra “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, baseado em estudos do autor Stephen R. Covey. Dessa maneira, o Líder em Mim promove a participação, a responsabilidade e a autonomia dos indivíduos, preparando-os para serem protagonistas de suas próprias vidas.

Nesse sentido, nossos alunos aprendem a lidar com as suas próprias emoções e relações sociais, e a como reagir em diversas situações do dia a dia, além de exercitarem a proatividade e o trabalho em equipe. Ao longo do processo, algumas das principais habilidades socioemocionais são desenvolvidas, como:

Empatia: eles aprendem a respeitar o sentimento alheio dos colegas e da sociedade no geral;

Autoestima: tornam-se crianças e jovens mais confiantes em suas ações e confiança em seu próprio valor;

Ética: aprendem os valores do que é certo ou não de cada indivíduo;

Responsabilidade: orientam os direitos e deveres de cada um;

Autonomia: tomam decisões e se auto gerenciam, possuindo livre arbítrio para arcar com as consequências;

Liderança: são capazes de influenciar e motivar os outros colegas;

Paciência: aprendem a lidar com situações e pessoas, otimizando o bem-estar das relações pessoais;

Pensamento crítico: permite que eles ajam de maneira mais racional no dia a dia.

Lembrando que os pais também podem incentivar e ajudar os filhos a desenvolver essas características em casa, por meio do diálogo, reforçando os elogios das boas atitudes que a criança/jovem demonstra, e permitindo que tenham contato com novas atividades além das que são propostas em ambiente escolar, permitindo que eles descubram os seus limites e saibam lidar com expectativas e frustrações.

Para os jovens, todas essas habilidades socioemocionais podem trazer benefícios imediatos e de longo prazo, contribuindo com as suas carreiras. Os empregadores valorizam cada vez mais esses conhecimentos, vendo-os como um diferencial em relação aos demais candidatos. Além disso, as habilidades são transferíveis, significando que podem ser usadas em diversas ocupações, tornando os jovens mais adaptáveis e preparados para um mundo de trabalho em constante mudança.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

jul