dez

Ser Colunista – Como as ferramentas tecnológicas auxiliam os alunos nos estudos para o vestibular

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre as ferramentas tecnológicas como aliada dos alunos. Que a tecnologia evoluiu muito nos últimos anos não é mais novidade, mas como a utilizamos é o destaque da última década. Além de servir as necessidades da humanidade, tornou-se perceptível a importância do ser humano de se apropriar de determinados recursos digitais. Mas como será que isso tem impactado os alunos que estão se preparando para os vestibulares?

A maioria dos professores busca identificar as melhores metodologias para atender uma turma, mas para o aluno em sua singularidade, cabe a ele identificar a sua maior possibilidade de aprender a aprender, tornando assim o processo mais proveitoso e otimizado.

A tecnologia pode ser uma forte aliada para o desenvolvimento de rotinas acadêmicas e a potencialização da aprendizagem. Por meio de diferentes metodologias, ela proporciona diferentes formas de ensino, se alinhando com base nas necessidades do educando. Quando olhamos para as diferentes formas de aprendizagem com base no uso da tecnologia, podemos nos deparar com a variedade de conteúdo em diferentes ramificações dentro da internet.

Para o jovem que está se preparando para os vestibulares, é importante que ele esteja concentrado e focado. Sendo assim, criar uma rotina de estudos utilizando aplicativos como o Trello, um organizador de tarefas que possibilita uma melhor estruturação do processo de aprendizagem, faz toda a diferença e permite uma tranquilidade maior para o momento de estudo, sendo fundamental para a otimização do tempo.

A leitura também tem seu papel fundamental para a formação cognitiva e desenvolvimento do indivíduo. Alguns navegadores possuem extensões de bibliotecas virtuais, que possibilitam a leitura de milhares de livros e periódicos, além de diversas bibliotecas brasileiras que disponibilizaram seus acervos de forma on-line e gratuita. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia preparou uma lista de 50 bibliotecas com livros on-line gratuitos, com diversas obras consideradas leituras obrigatórias para os principais vestibulares do país. Vale a pena conferir!

Para elaborar boas redações, é necessário o hábito da escrita, além de papel e caneta. Porém, atualmente, os educandos podem utilizar o Chat GPT ou o Bard (IA da Google) para avaliar a sua escrita. Essas ferramentas podem inclusive trazer outros pontos de vista durante os estudos, fornecendo assim uma amplitude de possibilidades. O educando pode fazer perguntas sobre o que faltou em seu texto ou sobre curiosidades complementares, utilizando as IA’s como leitores de seus textos, fornecendo uma experiência extra na hora de escrever as próximas redações.

Os avanços tecnológicos permitiram além do surgimento do buscador Google, a construção de aplicativos para auxiliar nos estudos, possibilitando usar lousas digitais, mapas mentais e ter acesso a diferentes bibliotecas. Até mesmo os podcasts podem ser utilizados como ferramenta, promovendo o ensino por meio de diferentes perspectivas, possibilitando outra didática para com o ouvinte, lembrando é claro de sempre checar as informações para não cair em fake news.

Resumidamente, as ferramentas digitais podem e devem ser utilizadas como norteadoras e parceiras dos estudos para o vestibular, mas não é necessário descartar a boa e velha pesquisa bibliográfica. Afinal, com o aumento das experiências e com os conhecimentos adquiridos, ficará mais fácil identificar as inverdades e melhorar as produções acadêmicas.

João Vitor de Oliveira – Supervisor de Tecnologia

dez