jan

Ser Colunista – Brincar com segurança: um olhar atento aos acidentes domésticos

Neste Ser Colunista, vamos falar sobre os acidentes domésticos que podem acontecer, principalmente durante o período de férias escolares das crianças, e como evitá-los. As férias promovem muitos momentos divertidos em família e/ou com os amigos, mas é necessário a supervisão dos pais/responsáveis para garantir a integridade física dos pequenos.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, entre as férias de janeiro e julho de 2023, houve um aumento de 84,5% nos acidentes domésticos envolvendo crianças. A maioria deles são causados por quedas, queimaduras, afogamentos, cortes, choques elétricos e intoxicações por substâncias nocivas.

Durante as férias, as crianças costumam explorar, brincar e aproveitar cada momento livre. Essa energia é maravilhosa, mas também pode resultar em situações imprevistas se não tomarmos algumas precauções. A seguir, trouxemos algumas dicas para garantir que este seja um período seguro e repleto de diversão:

Conheça o território:

É importante familiarizar-se com os ambientes que as crianças frequentarão, seja em casa, na casa de parentes ou em locais de férias. Identifique possíveis riscos, como tomadas desprotegidas, objetos pontiagudos, piscinas e áreas de perigo.

Brinquedos:

Certifique-se de que os brinquedos sejam adequados para a idade da criança. Verifique se não há peças pequenas que possam ser engolidas e se os brinquedos estão em boas condições. Lembre-se de manter os brinquedos aquáticos sob supervisão constante.

Água com responsabilidade:

Piscinas, praias e lagos são destinos populares durante as férias de verão. Mantenha uma atenção especial quando as crianças estiverem perto da água. A supervisão constante é fundamental, independentemente da profundidade. Equipamentos de segurança, como bóias e coletes salva-vidas, são aliados nesses casos.

Proteção solar:

Proteja as crianças com protetor solar adequado para a idade delas e reforce a aplicação ao longo do dia. Além disso, providencie chapéus e roupas com proteção UV para minimizar os riscos de queimaduras solares.

Primeiros socorros:

Estar preparado(a) para lidar com pequenos acidentes é crucial. Tenha um kit de primeiros socorros à disposição e conheça os procedimentos básicos. Esteja ciente também dos contatos das emergências locais, caso seja necessário.

Diálogo:

Converse com as crianças sobre a importância da segurança e estabeleça regras claras. Explique os riscos de certas atividades e a necessidade de seguir as orientações dos adultos. O diálogo promove compreensão e contribui para um ambiente mais seguro.

As férias são uma oportunidade para criar laços afetivos e proporcionar momentos inesquecíveis. Ao tomar medidas preventivas e manter-se alerta, podemos garantir que esses momentos sejam marcados pela alegria e pela segurança. Com certeza vocês irão aproveitar cada instante em família, sabendo que os pequenos estarão felizes e protegidos.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

jan