Ser Colunista – A relevância do esporte atrelado à vida escolar dos alunos

No Ser Colunista desta semana, falaremos sobre a importância da prática de esportes para o desenvolvimento dos alunos. O hábito de praticar esportes traz muitos benefícios além da saúde, e contribui para o desenvolvimento desde cedo das habilidades socioemocionais, como a empatia, trabalho em equipe e liderança.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 81% dos jovens entre 11 e 17 anos não praticam uma quantidade apropriada de atividades físicas por dia, e para que um jovem seja considerado ativo, são necessários ao menos 60 minutos de exercícios moderados ou intensos diariamente, sendo muito importante manter uma rotina ativa.

A maior parte das atividades são realizadas dentro da escola por meio das aulas de educação física, nas quais o aluno tem a possibilidade de escolher o esporte que mais tenha afinidade, como por exemplo os tradicionais futebol, vôlei e basquete. Além disso, oferecemos aos nossos alunos do infantil até o 5º ano do EFAI aulas de Judô, um esporte completo que auxilia na agilidade, resistência e força.

Assim que as competições ocorrem, elas contribuem para a melhora no convívio social, estimulam o trabalho em equipe e auxiliam a resiliência, quando os alunos perdem alguma partida, por exemplo. Aprender a perder é essencial nesse sentido, já que essa é uma das virtudes mais importantes que um atleta pode aprender.

Além dos torneios, os treinos são muito importantes para alcançar o resultado que se espera. Esforço e disciplina são essenciais nesse processo, pois só os treinos são capazes de desenvolver força de vontade para continuar competindo, aliás, os jovens aprendem a seguir regras durante as partidas, algo que poderá ser muito útil para o futuro deles.

Entre inúmeros benefícios, a prática de esportes faz com que a concentração do aluno seja desenvolvida, impactando diretamente no desempenho escolar em outras disciplinas, além de liberar hormônios como a serotonina e dopamina, responsáveis pelos sentimentos de bem-estar e disposição, reduzindo o estresse e a ansiedade, problemas comuns entre os estudantes.

Além de tudo isso, o sedentarismo também é combatido, contribuindo para que os alunos mantenham-se sempre ativos, ajudando a desenvolver os músculos e os ossos, auxiliando na função pulmonar e cardiovascular, e evitando que eles tenham um estilo de vida sedentário.

No Colégio Ser, incentivamos a prática de esportes além das aulas de educação física, a partir de treinos para os mais importantes campeonatos, como a Liga Nescau, maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil, os Jogos da Amizade, realizado entre escolas particulares de São Paulo, e o Torneio dos Líderes, que estimula a participação dos alunos em diversos esportes. Por aqui também inauguramos um enorme Memorial de Conquistas, onde reunimos todos os troféus conquistados em torneios ao longo dos anos, com o intuito de estimular a participação dos alunos para os próximos.

Nosso incentivo ao esporte transpassa o ambiente escolar, e temos muito orgulho em patrocinar nossas três alunas karatecas, que recentemente participaram de importantes campeonatos, como o Campeonato Pan-Americano, conquistando medalhas de ouro e bronze, e o Campeonato Brasileiro, conquistando medalha de prata.

Colégio Ser: incentivando o esporte! 🏆

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser