Ser Colunista – A importância do reforço escolar na vida dos alunos

No Ser Colunista desta semana, falaremos sobre o reforço escolar como aliado na rotina dos alunos durante o aprendizado! Sabemos que o processo de ensino não é igual para todos, e por esse motivo o reforço escolar pode ser uma ferramenta essencial para a fixação dos conteúdos.

Geralmente, o reforço escolar é aplicado por meio de tarefas extras após o horário de aula, como exercícios, leituras e outras atividades pertinentes. Todas elas têm o intuito de auxiliar na aprendizagem e sanar as dúvidas e dificuldades que os alunos tenham em determinadas disciplinas.

Há alguns anos, o reforço escolar era visto como algo negativo, e isso afetava diretamente a autoestima dos alunos que precisavam de aulas extras sobre as matérias em que sentiam mais dificuldade para aprender. Hoje, essa poderosa ferramenta contribui para que os alunos se sintam cada vez mais confiantes e motivados.

Mas, então, como identificar que um aluno precisa de reforço escolar? A seguir, elencamos os principais critérios:

• Dificuldade na aprendizagem;
  • Baixa autoestima;
  • Aversão a determinadas matérias;
  • Problemas em acompanhar o ritmo de aprendizagem da turma;
  • Notas baixas após realizar provas;
  • Falta de foco nos estudos.

Nesse sentido, é muito importante a participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, possibilitando, assim, identificar os momentos em que eles estiverem precisando de ajuda quando sentirem dificuldades no processo de aprendizagem, evitando que dúvidas se acumulem e possam virar uma “bola de neve” mais adiante.

No Colégio Ser, os ciclos do EFAI e do EFAF possuem reforço escolar sem custo algum para as famílias durante o contraturno. Nossos alunos são sempre amparados pelos professores durante as aulas, que ao identificarem dificuldades no processo de aprendizagem e a necessidade de aulas extras, repassam para as nossas orientadoras, para que os pais estejam cientes e possam trabalhar em conjunto com o colégio, auxiliando seus filhos a alcançarem bons resultados. Esse acompanhamento próximo à rotina escolar dos estudantes faz toda a diferença.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

Ser Colunista – A importância do reforço escolar na vida dos alunos

• Dificuldade na aprendizagem;
  • Baixa autoestima;
  • Aversão a determinadas matérias;
  • Problemas em acompanhar o ritmo de aprendizagem da turma;
  • Notas baixas após realizar provas;
  • Falta de foco nos estudos.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser