Ser Colunista – A importância de uma alimentação saudável desde a infância

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre alimentação saudável desde a infância! Ela é fundamental para garantir um crescimento e desenvolvimento adequados, além de prevenir doenças no futuro. Desde cedo as crianças devem aprender a importância de uma dieta equilibrada e variada, com a inclusão de alimentos de diferentes grupos alimentares.

Uma alimentação saudável deve incluir alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carnes magras, peixes, ovos e laticínios com baixo teor de gordura. É importante evitar alimentos com alto teor de açúcar, gordura e sal, como refrigerantes, doces, frituras e alimentos industrializados, pois em excesso podem trazer inúmeros prejuízos em relação à saúde, como a obesidade infantil por exemplo.

Até o final do ano passado, 340 mil crianças de 5 a 10 anos foram diagnosticadas com sobrepeso, de acordo com relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar. Por esse motivo, é necessário fazer o acompanhamento adequado da alimentação dos pequenos para que futuramente eles não sejam prejudicados e tenham suas saúdes comprometidas.

Não podemos esquecer que os pais têm um papel fundamental na educação alimentar dos filhos, devendo oferecer uma variedade de alimentos saudáveis em casa e incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes desde cedo. Além disso, é importante evitar a pressão para que as crianças comam tudo o que está no prato, pois isso pode gerar uma associação negativa com a alimentação.

Introduzir alimentos saudáveis pode ser um desafio, e portanto, para incentivar o consumo destes mesmos alimentos, algumas medidas podem ser tomadas no cotidiano que podem facilitar a aceitação, tornando o momento das refeições muito mais prazeroso:

• Procure ser exemplo, as crianças geralmente gostam de “imitar” os adultos, e quando a família tem o costume de se alimentar bem com comidas adequadas, fica mais fácil aprender e levar o hábito adiante;
  • Tenha uma rotina para fazer as refeições, isso evita que alimentos inadequados sejam consumidos fora de hora. Também é um momento propício para conversar sobre evitar excessos e buscar outras opções além das “besteiras”;
  • Faça pratos coloridos e introduza alimentos diferentes aos poucos, a ideia é fazer com que as crianças tenham contato com variados alimentos e possam ter a chance de experimentá-los, sabendo o que os agrada e o que não.

As escolas também têm um papel muito importante na promoção da alimentação saudável, oferecendo refeições balanceadas e educando os alunos sobre a importância de uma alimentação equilibrada. No Colégio Ser, temos diversas opções saudáveis e gostosas para que eles façam suas refeições no dia a dia de maneira equilibrada.

As informações disponíveis em nosso blog possuem somente caráter educativo. Não hesite em procurar profissionais da área da saúde para um acompanhamento nutricional adequado caso seja necessário. Ressaltando que apenas médicos devidamente capacitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e prescrever medicamentos.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

Ser Colunista – A importância de uma alimentação saudável desde a infância