fev

Ser Colunista – A importância da rotina na vida das crianças

No Ser Colunista desta semana, vamos falar sobre a rotina! Aplicada pela primeira vez durante a infância, ela é muito importante para estabelecer regras e limites na vida dos estudantes, tanto em casa quanto no ambiente escolar, possibilitando formar adultos muito mais responsáveis e disciplinados ao longo da vida, e promovendo o desenvolvimento socioemocional saudável desde a primeira infância.

Embora os pais se sintam desafiados em manter uma rotina que possa funcionar com os filhos devido à correria do dia a dia, é importante planejar as tarefas, pois isso promove tarefas como horário para dormir, comer, ir à escola, fazer lição de casa e até para os momentos de lazer. Uma rotina bem definida gera vários pontos positivos direcionados ao desenvolvimento cerebral e emocional das crianças.

Para os adultos, arrumar suas atividades diárias para usar bem o tempo e não deixar nada por fazer é natural. No caso das crianças, elas precisam ser estimuladas e aprender regras desde cedo, fortalecendo assim a autonomia e ajudando a evitar alguns hábitos prejudiciais, como dormir tarde, comer fora de hora, negligenciar a higiene pessoal ou passar muito tempo em frente a telas como TV, tablets, celulares ou videogames.

A rotina não só influencia o desenvolvimento infantil, mas também auxilia as crianças na formação de sua própria consciência de responsabilidade, capacitando-as a serem mais independentes. Quanto mais cedo elas compreenderem a importância disso, maior será a probabilidade de que essas dinâmicas sejam internalizadas e se tornem hábitos naturais ao longo do tempo.

Foi implantado no Colégio Ser, desde 2018, o programa socioemocional Líder em Mim (LEM), que tem como objetivo trabalhar conjuntos de habilidades sociais e emocionais, que contribuem diretamente em nossos comportamentos, modos de agir e pensar e nas atitudes. Para os alunos é fundamental ter esse contato com as próprias emoções.

Desenvolvido originalmente nos Estados Unidos, o programa é inspirado na obra “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, baseado em estudos do autor Stephen R. Covey. Como principal pilar do programa, temos a “Árvore dos Hábitos”, no qual os alunos podem colocar em prática tudo o que aprendem, desenvolvendo a liderança e a proatividade.

Nesse sentido, fazer primeiro o mais importante (como no Hábito 3 da Árvore dos Hábitos do LEM), pode ajudar as crianças a entender que, antes do lazer, o trabalho vem primeiro, por isso a existência de uma rotina já pré-estabelecida contribui para o dia a dia, internalizando as regras e percebendo que elas existem para serem seguidas. O ideal é montar uma agenda/quadro de atividades em um cantinho de casa, com as tarefas que precisam ser realizadas diariamente, para facilitar a visualização e compreensão das mesmas.

Ser proativo (Hábito 1) e começar com o objetivo em mente (Hábito 2) por meio de uma rotina bem definida também oferece estrutura e organização à vida dos estudantes mais velhos. Saber o que esperar e quando esperar ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse associados a prazos, exames e atividades extracurriculares, além de proporcionar uma melhor gestão do tempo. Os alunos aprendem a priorizar tarefas, dividir seu dia em horas de estudo e lazer e arranjar tempo para atividades importantes, como revisão, exercícios físicos e descanso.

Beatriz Maxwell – Redatora do Colégio Ser

fev