fev

Ser Colunista – A importância da escola na primeira infância

No Ser Colunista desta semana, falaremos sobre um assunto fundamental na vida das crianças: a importância da escola na primeira infância. O ambiente escolar oferece diversos benefícios e aprendizados, ondepor meio dos quais elas são estimuladas a desenvolver habilidades de acordo suas experiências, sendo essenciais para o desenvolvimento no convívio social, além de trabalharem as suas capacidades cognitivas e motoras.

Os professores também têm um papel fundamental nesse sentido, pois conduzem as crianças, permitindo que elas sejam olhadas como seres únicos, respeitando o tempo, as necessidades e os limites de cada uma. A escola e os familiares devem atuar em parceria para auxiliar as crianças em seu processo educativo.

Dessa maneira, a escola irá proporcionar a interação social construtiva e estimular a autonomia dos pequenos desde cedo, promovendo a empatia e o respeito mútuo entre eles, contribuindo com a formação de características essenciais para o desenvolvimento da criança.

É importante lembrar que todo esse aprendizado se dá no convívio e no brincar. Através da ludicidade e das brincadeiras no dia a dia escolar, os pequenos conseguem expressar melhor o que sentem e pensam, pois possibilita a interação da criança com outros sujeitos, permitindo que ela aproprie-se de conhecimentos sobre si mesma e sobre o mundo em que vive.

Além disso, a escola prepara diferentes situações para que as crianças possam aprender a reconhecer suas próprias emoções, ampliando assim suas habilidades emocionais durante o processo.

Essas são algumas estratégias pedagógicas que ajudam as crianças a aprenderem a interagir por meio de brincadeiras educativas, pois elas têm influência direta na melhora da comunicação, proporcionando para os pequenos um mundo de uma forma suave e feliz.

Letícia Baron – Professora do EI

fev