Projeto Ser do Futuro

O projeto Ser do Futuro nasceu em 2020, da necessidade de trabalhar com nossos alunos do ensino médio o autoconhecimento e as questões socioemocionais, assim como de sensibilizá-los. Aqui no colégio, sabemos que cursar o Ensino Médio não é fácil, os processos de interesse acadêmico e vocacional geram um turbilhão de sentimentos, muitas mudanças se aproximam e com isso a ansiedade em relação ao desconhecido aumenta bastante, o que é muito normal nessa fase que estão vivendo.

Se essas ideias em torno do mundo acadêmico e os medos que ele representa não forem trabalhados com os alunos, dificilmente eles conseguirão se sentir realizados com suas escolhas profissionais. Foi pensando nisso que o projeto Ser do Futuro, que vai ao encontro das mudanças nas normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o Ensino Médio, ganhou forma e amplitude.

Os encontros são realizados no formato híbrido, e mediados pelo grande parceiro, Alberto Carneiro, (orientador profissional e de carreira), que junto com a orientação do colégio, desenvolve nos alunos as habilidades necessárias para o mundo acadêmico e mercado de trabalho. Os alunos são protagonistas nessas reflexões e dinâmicas, afinal o intuito é que cada um possa escrever sua própria história.

O Ser do Futuro não visa somente a orientação vocacional, vai além, é um projeto de vida que é construído durante o processo de engajamento, focado em colocar em prática as teorias aprendidas até aqui, e continuará com cada um dos nossos alunos mesmo ao término do ensino médio. É como se plantássemos uma semente para que no futuro cada aluno possa colher os melhores frutos.

Alessandra Finoti Quessada e Thais Malaquias
Orientadoras Educacionais