Processo de adaptação

Independentemente da faixa etária, todas as crianças passam por um período chamado de adaptação. E é, na educação infantil, que os pequenos têm o primeiro contato com um ambiente social diferente da família. Por isso, é fundamental que este momento seja acolhedor, confortável e seguro.

Cada criança tem seu tempo, portanto, torna-se essencial que o colégio se preocupe com o período de adaptação e acolha o aluno da melhor maneira possível. Nós, do Colégio Ser, buscamos sempre respeitar o limite e o momento de cada um.

Indicamos que, para iniciar uma adaptação de forma mais tranquila e não traumática, os(as) pequenos(as) fiquem por volta de 1h30 no primeiro dia de aula e, a cada dia que passa, o período dentro da escola vá aumentando de maneira gradativa, até que eles se sintam confortáveis e possam permanecer durante todo o período.

Mas, e se meu filho(a) chorar? Fique tranquilo, chorar faz parte, mas tenha certeza que a escola é um dos melhores ambientes para confortá-lo.

Uma dica bacana para esse período de adaptação é permitir que as crianças carreguem consigo um objeto de apego: como chupeta, paninho ou pelúcia. Isso os ajudará a se sentirem mais seguros.

Vale lembrar que momentos como o desfralde ou a retirada da chupeta e da mamadeira não são indicados para acontecer no período de adaptação. Isso pode acarretar algum tipo de insegurança à criança e deixá-la até mesmo confusa. Mas claro que a escola está à disposição para ajudar os pais no que for necessário, podemos fazer essas transições juntos em um outro momento. Conte conosco!

Sabemos que o bem maior da sua família estará aos nossos cuidados e tenha a certeza que o receberemos com todo carinho, sem contar que temos uma excelente equipe para acolhê-lo.

Sejam sempre bem-vindos!

Fabiana Lobo