Por que ser um líder desde pequeno?

Na antiguidade, não se tinha um olhar voltado para despertar a liderança em crianças, e a educação era direcionada somente para os mais velhos, ficando por conta das famílias as atividades diárias como os cuidados de higiene e alimentação.
No ambiente educacional, que envolve pesquisadores, educadores e pais, com uma ótica mais voltada para a importância do desenvolvimento infantil, constatou-se o quanto se aprende na resolução de problemas e experimentações.

Por que estamos falando sobre a questão do desenvolvimento infantil? Muito simples, crianças que experimentam vivências de lideranças desde pequenas conseguem buscar estratégias para lidar com situações de conflitos e instabilidades.

Quando existe o estímulo ao exercício da cidadania, tornando-o algo internalizado, gerando autoconfiança, passa-se a exercê-lo de forma natural, ética e civil, não sendo mais como algo imposto.

Um líder sabe se comportar na vida e nas situações, colocando-se no lugar do outro, pensando no todo e não apenas em si próprio, buscando estratégias para estabelecer uma conexão favorável entre os colaboradores do ambiente em que se encontra.

Podemos, de forma simples, ensinar a criança a ter atitudes de liderança, oferecendo opções para atividades de rotina da casa, como escolher dentre três ou quatro peças de roupa pré estabelecidas pelo adulto, levando-a a compreender qual a mais adequada para cada situação, gerando confiança e autonomia, mesmo que de forma supervisionada.

Já no convívio escolar, é de grande importância que cada um se sinta parte do meio e responsável por ele, de forma colaborativa e harmoniosa, gerando autonomia para decisões como escolher atividades de sua rotina e momentos de parceria e empatia.

Podemos, então, consolidar esse desenvolvimento na criança desde sua primeira infância.

Sugiro a leitura da obra de Stephen R. Covey em seu Best seller“Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, onde Coveyrelata que escreveu para construção do caráter que resulta em líderes mais eficazes.

Ana Paula Farias Campos
Professora Fundamental I (EFAI)
Membro Equipe Farol – Líder Em Mim

Veja mais fotos:

Por que ser um líder desde pequeno?

Ana Paula Farias Campos
Professora Fundamental I (EFAI)
Membro Equipe Farol – Líder Em Mim

Veja mais fotos: