ago

Os 4Ps da Aprendizagem Criativa

O desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades é muito importante para a criatividade e o pensamento crítico. Isso deve ser trabalhado muito, desde cedo, e se possível, nos anos posteriores.

A aprendizagem criativa é um tipo de educação que incentiva as crianças a desenvolver habilidades. Ela é baseada em quatro pilares, os 4Ps: projetos, paixão, pensar brincando e pares. Pode ser aplicada em atividades que envolvam arte, corpo e tecnologia.

A diversão, a imaginação e a criatividade são essenciais para tornar o aprendizado interessante e curioso. Alunos dedicados, criativos, inventores e pesquisadores, são o princípio do aprendizado criativo. O método também pode ser conectado à era digital, por exemplo, para incentivar os alunos a colocarem em prática métodos de resolução de problemas.

O pensamento criativo é baseado no princípio da espiral do conhecimento, que nada mais é do que essas etapas para aprimorar habilidades e novas experiências. Com alguns materiais, as crianças brincam e interagem com suas criações para abrir espaço para coisas novas. Hoje, isso é ainda mais importante, porque a aprendizagem criativa é peça fundamental para o desenvolvimento emocional e social para as crianças do século 21.

Cristina Silva Ribeiro
Professora