O melhor para os futuros líderes

Quando falamos sobre a formação de futuros líderes e empreendedores, nosso ponto de partida e principal questionamento deve ser: “Qual o tipo de ser humano estamos formando?” Em nossa cultura e sociedade, a figura do líder está atrelada diretamente à imagem de alguém que ocupa um cargo importante em uma instituição ou de evidência e destaque na sociedade. Grandes líderes costumam ser pessoas que são admiradas pelo seu poder, visibilidade, conquistas e influência.

Como pais e professores sempre desejamos o melhor para os nossos filhos e alunos. Mas afinal, o que seria esse “o melhor”? Seria o melhor emprego? A melhor faculdade? A profissão que pague o melhor salário ou que proporcione o melhor e mais confortável padrão de consumo e poder aquisitivo? Talvez por temermos tanto o futuro, almejamos prepará-los para ter e possuir, para vencer na vida e conquistar os postos mais altos da sociedade. Porém, devemos considerar que diante de um futuro tão incerto e cheio de desafios, a mudança é a única certeza que temos e, além disso, há de se considerar que para ser considerado rico ou ocupar posições de liderança e destaque na sociedade não é preciso necessariamente ser honesto e íntegro! Desconfio que esse não seja o caminho para proporcionar o tão almejado lugar de segurança e felicidade aos nossos futuros líderes.

E se, ao invés de preparar as futuras gerações para ter e possuir (cargos e bens), nós as preparássemos para fazer o que os verdadeiros líderes fazem de melhor: doar e servir (o próximo e a humanidade) através de suas vocações, dons e talentos? Já imaginou dizer ao seu filho que ele não precisa mais estudar para entrar numa boa faculdade, ganhar dinheiro ou ter uma boa profissão, mas que a partir de hoje o foco de seus esforços é outro: descobrir seu propósito e missão na vida! Como seria então se, ao invés de colocarmos nossas crianças na corrida (de um mundo hostil de competição predatória) por notas e postos mais altos, as colocássemos numa aventura fascinante onde elas pudessem desbravar com todo afinco e paixão a sua vocação, com o objetivo de descobrir aquilo que faz seus corações arderem em prol de um mundo melhor e de um legado para a humanidade? Consequentemente, elas entrariam, sim, nas melhores faculdades e receberiam, sim, os melhores salários, mas a motivação seria bem diferente.

Nesse caso desejar “o melhor” faria todo sentido, pois finalmente sairíamos de uma órbita umbilical egoísta e separatista, que parte de um pressuposto de escassez, medo e sobrevivência e mergulharíamos em mar de abundância, harmonia e unidade, colocando em ação o Hábito 1 do projeto Líder Em Mim praticado no Colégio Ser que é: Seja pró-ativo! Nossos alunos são estimulados por meio de diversos projetos a serem a resposta que o mundo precisa através de ações de protagonismo cotidiano na família, vizinhança, comunidades e sala de aula, sempre com o objetivo de sermos agentes de mudança com o compromisso de transformarmos cada lugar por onde passamos em um lugar melhor!

Sem dúvida, o Colégio Ser é a melhor instituição para desenvolver essa e muitas outras habilidades e competências necessárias para a formação de um verdadeiro líder do século XXI, pois é um Colégio que está atento, aberto e sensível às demandas e necessidades do mundo moderno e que acredita em uma educação emancipadora que forme para a vida e prepare para a liberdade.

Monique Vasconcelos
Professora de Inglês