Material Didático

Diante de um mundo cada vez mais exigente com a qualidade de ensino proporcionada em ambiente escolar, da infância até a adolescência, iniciamos em 2023 a renovação do material didático do colégio, abrangendo cada um dos ciclos. Há mais de 10 anos presente no mercado, o material do Sistema pH (da Somos Educação) é produzido por professores em sala de aula, o que possibilita uma maior imersão entre as matérias.

Ele foi pensado inteiramente para o desenvolvimento dos alunos, desde o ensino infantil até o ensino médio, e contribui positivamente para a evolução dos estudantes em vários aspectos ao longo do processo de aprendizagem.

Norteando os princípios dos conteúdos abordados nos livros, apresentamos 4 pontos importantes desenvolvidos durante a utilização do material pH em sala de aula:

1. Os alunos aprendem a conhecer, desenvolvendo capacidades e habilidades que possibilitem aos alunos autonomia gradual na criação de estratégias de estudo;
2. Aprendem a fazer, desenvolvendo competências e modos de agir que possibilitem aos alunos enfrentarem situações variadas, individualmente ou em grupo;
3. Aprendem a conviver, desenvolvendo dentro e fora da sala de aula maneiras de se relacionar e interagir com as pessoas;
4. Aprendem a ser, desenvolvendo condutas de estudo e convivência que reforcem a autonomia, a responsabilidade, a capacidade de comunicação e o respeito pelas ideias dos outros.

Em relação aos diferenciais do material pH para cada ciclo, podemos destacar:

• Educação Infantil

Na Educação Infantil, o material é formulado para atender crianças a partir de 18 meses. Existe também uma psicomotricista na elaboração do material pH, respeitando a faixa etária da turma. Os níveis 3 e 4  acompanham 1 livro paradidático cada.

• Ensino Fundamental Anos Iniciais

Nossos alunos do EFAI (Ensino Fundamental Anos Iniciais) recebem três cadernos por bimestre: um de Língua Portuguesa, um de Matemática e um com as disciplinas de História, Geografia e Ciências, totalizando 12 cadernos por ano. A plataforma Matific está de acordo com as atividades propostas no material pH, que reforçam de maneira gamificada os conteúdos, e estimulam a leitura, gramática e ortografia.

• Ensino Fundamental Anos Finais

Os alunos do EFAF (Ensino Fundamental Anos Finais) recebem um caderno bimestral (4 cadernos por ano) com as disciplinas Língua Portuguesa, Produção de texto, Matemática, História, Geografia e Ciências.

Neste material temos algumas seções como: Gotas de Saber, Olhar Geográfico, Para Começar e Situação Problema. Além das atividades práticas, também temos seções de Aplicando o Conhecimento e Desenvolvendo Habilidades.

Gotas de Saber: Textos com assuntos interessantes e que ampliam o conhecimento do aluno.
    Olhar Geográfico: Boxe que trabalha o aprofundamento e ampliação de conceitos da Geografia.
    Para Começar: Seção de apresentação e contextualização inicial do objeto do conhecimento que será abordado no módulo.
    Situação Problema: Nesta seção, o aluno é convidado a analisar situações ou fenômenos relacionados às habilidades desenvolvidas no módulo. É uma proposta para auxiliar a fixação dos conteúdos com exemplos ou reflexões sobre os temas em questão.
    Desenvolvendo Habilidades: Seção com questões contextualizadas que apresentam problemas a serem resolvidos pelos alunos.
    Aplicando o Conhecimento: Seção de questões contextualizadas que possibilitam a aplicação prática dos objetos do conhecimento.

• Ensino Médio

E no Ensino Médio, o foco é em resultados e aprovações, em sua grande maioria nas principais universidades do país! Além do material de formação básica, existem os materiais distintos de acordo com o itinerário formativo escolhido pelo aluno, e simulados do ENEM durante todo o ano letivo.

Nesse sentido, o intuito do material é promover uma educação voltada para a formação de pessoas dinâmicas, criativas, sensíveis, capazes de trabalhar em equipe e atuar em um mundo em acelerada transformação, potencializando assim o melhor de cada um dos nossos alunos.

Venha nos conhecer e se encantar!