abr

Jamboard, que ferramenta é essa?

Já imaginou uma lousa digital em que todos podemos escrever ao mesmo tempo?

Com um nome incomum, o Jamboard é uma ferramenta do Google que possibilita escrever numa “lousa” digital ao mesmo tempo que outras pessoas que estejam na mesma reunião que você.

O Jamboard nada mais é que um quadro digital inteligente, criado em 2016, com a finalidade de auxiliar na execução de aulas e/ou reuniões. A princípio, tratava-se de uma solução corporativa, mas com a situação pandêmica, tem ganhado espaço nas salas de aula, sendo uma ferramenta colaborativa e atualizada em tempo real.

Com o Jamboard, é possível criar apresentações, desenhos, ilustrações, jogos, atividades, além de inserir planilhas, notas adesivas, ou seja, é uma ferramenta que disponibiliza tudo o que se pode fazer em um quadro tradicional e muito mais. Podemos nos conectar a ele por meio de celulares, tablets, notebooks e desktops.

Por enquanto, a plataforma física do Jamboard ainda não é vendida aqui no Brasil, mas a Google disponibiliza um site inteiramente em português, fornecendo acesso a todos os recursos. A interface do usuário é muito intuitiva, o que facilita a sua utilização. Basta criar uma sessão Jam e sair desenhando, cortando, movendo e adicionando informações sem nenhum problema.

Nossos professores já participaram de 3 oficinas para aprimorar a utilização dessa plataforma tão dinâmica. Com a interação entre eles e os alunos, que esse recurso permite, verificamos um maior engajamento e participação dos estudantes nas aulas.

Veja você também como é fácil utilizar essa plataforma! Conecte-se à sua conta Gmail e clique no botão de acesso dos aplicativos Google. Selecione a plataforma Jamboard. Para criar um novo quadro, clique no botão + (mais). Nomeie seu quadro como quiser, e para compartilhar com as outras pessoas, é só clicar no botão Compartilhar, presente no topo da tela do lado direito. Pronto! Agora é só sair desenhando ou anotando o que quiser!

Veja mais fotos:

abr

Jamboard, que ferramenta é essa?

Já imaginou uma lousa digital em que todos podemos escrever ao mesmo tempo?

Veja mais fotos: