mar

Estudar inglês na primeira infância é essencial para proficiência na idade adulta

Muitos pais se perguntam quando seria o melhor momento para matricular seus filhos em aulas de idiomas. Embora uma “lenda urbana” pregue que aprender outra língua durante a alfabetização atrapalhe na aprendizagem do português, é justamente durante a educação infantil o melhor período para começar a aprender outras línguas, por conta da plasticidade cerebral e maior capacidade de desenvolver novas habilidades. É por isso que o inglês faz parte da grade de aulas das crianças matriculadas no Colégio SER.

É até os seis anos que a criança desenvolve não só as habilidades de comunicação, mas também de flexibilidade, mobilidade, criatividade e raciocínio lógico. “O cérebro, nesta fase, é terreno fértil para aprender qualquer coisa. A parte cognitiva está borbulhante. Neste momento a criança é capaz de fazer até 15 mil sinapses. Na vida adulta esse número cai para 7.500”, conta a professora de inglês do Colégio SER, Monique Antunes de Vasconcelos.

Crianças maiores tendem a sofrer com crenças limitantes e ter medo do julgamento dos próprios colegas, o que gera bloqueios durante o processo de aprendizagem. No Colégio SER, as crianças pequenas contam com pelo menos duas aulas de inglês por semana na grade. Este contato garante que o cérebro dos alunos esteja familiarizado com a língua para que a pronúncia seja mais próxima daquela feita por um nativo no segundo idioma.

No ensino infantil, o inglês é apresentado às crianças de forma gradual e lúdica por meio de brincadeiras, atividades artísticas e jogos. A professora explica como isso funciona na prática. “Nesta idade procuramos atrelar até o desenvolvimento de coordenação motora ao inglês. Podemos fazer uma criança andar por determinado circuito até chegar a uma carta que terá a foto de uma fruta, por exemplo, e aí ensinar o nome daquela fruta em inglês. É fascinante”.

Além da facilidade para aprender – que faz com que as crianças se interessem ainda mais pelas aulas -, o ensino nesta fase garante que a fala seja desenvolvida sem vícios de linguagem ou sotaques. “O uso da língua mãe e do segundo idioma acontece com mais destreza e rapidez. Isto leva a um nível de proficiência maior em menor tempo, o que leva a outro patamar de performance”, explica Monique.

Colégio Ser
Av. Vida Nova, 166, Jardim Maria Rosa – Taboão da Serra (SP)
Redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube

SOBRE O COLÉGIO SER

Localizado no Taboão da Serra, na Grande SP, o Colégio Ser é uma escola do ensino infantil ao ensino médio, com uma infraestrutura de mais de 20.000 m2, sendo a primeira escola referência Google na região.

A escola surgiu em virtude do desejo dos seus mantenedores de proporcionar um ensino exponencial para a população do Taboão e região.

Tem como diferenciais o ensino de inglês e espanhol, o desenvolvimento de programação e de cultura maker, a formação socioemocional, com base no programa “Líder em Mim”, e a sala de aprendizagem criativa, entre diversos outros recursos.

O Colégio Ser alia uma formação acadêmica forte – com altíssimas taxas de aprovação nos principais vestibulares do país – a uma formação socioemocional que torna o aluno apto a desenvolver as competências do século XXI, além de disponibilizar o que existe de mais moderno em relação às ferramentas tecnológicas.

mar

Colégio Ser
Av. Vida Nova, 166, Jardim Maria Rosa – Taboão da Serra (SP)
Redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube