Qual a importância da orientação vocacional?

Definir qual carreira seguir não é uma decisão fácil, principalmente quando estamos falando de jovens recém formados, que terão que se encaixar em um mercado de trabalho em constantes mudanças decorrentes, principalmente, da tecnologia, da internet e, em especial, das redes sociais. Muitas profissões podem deixar de existir e outras estão emergindo de maneira bastante rápida.

Por conta disso, aqui no Coleǵio Ser, realizamos o projeto “Ser do Futuro”. Para auxiliar nossos alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio a enfrentar suas inseguranças, um dos principais focos do projeto é desenvolver o autoconhecimento, pois trabalhar questões socioemocionais é fundamental nesse processo.

De acordo com nosso último bate papo referente às expectativas do mercado de trabalho, nossos discentes trouxeram algumas dúvidas que serão trabalhadas ao longo do ano, sendo elas: Quais os principais vestibulares? Como usar a nota do Enem? Como ser assertivo na escolha do curso? Tenho interesses diversos, como saber qual o melhor caminho a seguir? Será que a carreira que eu escolhi vai me trazer retorno no futuro? Nenhuma área me atrai. Como posso escolher? Como posso ter certeza de que fiz a escolha certa? Creio que não tenho habilidade para o curso que escolhi. O que devo fazer? E se eu quiser fazer dois cursos ao mesmo tempo, vale a pena? Meus pais acreditam que eu deva seguir uma carreira quando na verdade quero outra completamente diferente. O que fazer? O que devo considerar para escolher a universidade onde estudar?

Para que esses encaminhamentos aconteçam, teremos diversos encontros com a galera. Serão tardes totalmente voltadas para a orientação vocacional nas quais usaremos diversas ferramentas.

O intuito é oferecer aos alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio uma reflexão e um diálogo sobre o mundo do trabalho, as exigências em termos de habilidades e competências, bem como auxiliar na identificação de suas potencialidades profissionais, trabalhando o autoconhecimento, desenvolvimento de competências, marca pessoal, motivações e interesses.

Thais Malaquias

Orientadora Educacional – Ensino Médio

Colégio Ser

Qual a importância da orientação vocacional?

Thais Malaquias

Orientadora Educacional – Ensino Médio