Importância do conhecimento cultural na aprendizagem do aluno

A cultura está presente nas nossas vidas desde os primórdios da humanidade, desde que o homem na caverna começou a dançar e a cantar em volta do fogo e a pintar nas paredes das cavernas.

Podemos compreender como cultura as manifestações artísticas, as tradições, o comportamento e os conhecimentos de um determinado grupo social ou povo.

Ela não é estática, está sempre se modificando, seja por transformações internas ou por influências externas. Com a globalização isso ficou mais evidente.

Podemos dividir a cultura em algumas categorias:  erudita, popular, de massa, material e imaterial. Todas elas estão presente na nossa vida, mas muitas vezes não nos atentamos a isso.

Cultura erudita: é a cultura disseminada nas instituições formais de conhecimento, como museus, universidades e conservatórios. Preza por elementos estéticos de maior valor técnico.

Cultura popular: é a cultura relacionada às tradições e costumes de um povo, sendo transmitida de geração em geração.

Cultura de massa: ela tem aspectos da cultura erudita e popular, se transformando em uma cultura mais acessível, como o entretenimento da TV, das redes sociais, dos shows e dos livros, focando no consumo.

Cultura material:  são elementos culturais físicos, como obras de arte, construções, esculturas e outros.

Cultura imaterial: são os elementos da cultura que não existem concretamente, como o idioma, a música, a dança, a culinária, as lendas. O que chamamos de folclore de determinadas sociedades.

Na escola, especificamente no Colégio Ser, aprendemos a cultura erudita na história da arte e o multiculturalismo presente na história do povo brasileiro. As práticas pedagógicas, de acordo com a BNCC, despertam os alunos para os diferentes grupos étnicos que compõem o nosso povo. Aprendemos e vivenciamos atividades práticas para aprofundar os nossos conhecimentos nessas culturas.

Propiciamos aos nossos alunos a visitação a diferentes espaços culturais como museus e exposições, para que possam vivenciar o que aprendemos em sala de aula e proporcionar uma experiência nova, para no futuro compreenderem a importância da valorização dos diferentes tipos de cultura e respeitá-las, criando, assim, pessoas que contribuam para uma sociedade mais justa e tolerante.

Glaucia Regina Grisanti Filogonio

Professora de arte – EFAI