jul

Gamificação na educação – aprender matemática brincando

A matemática está presente no dia a dia por toda nossa vida, seu ensino é fundamental. Um dos principais fatores que contribuem para o processo de aprendizagem é que os alunos gostem de aprender matemática. Que maneira melhor para fazer isso, em pleno século 21, do que através dos jogos virtuais?

A pandemia intensificou o tempo das crianças em frente a telas, sejam do celular ou do computador. Elas descobriram todo um universo online, repleto de possibilidades e, com isso, a presença dos jogos virtuais aumentou.

Os jogos virtuais fazem parte do cotidiano da nova geração e a inserção deles como metodologia pedagógica é a chamada gamificação, isto é, os professores usam os jogos para ensinar conceitos, nesse caso, matemáticos. No Colégio Ser, uma das formas de aplicação dessa metodologia é por meio do uso da plataforma Matific.

Os conteúdos vistos, em sala de aula, com o apoio das apostilas e o conteúdo trabalhado no Matific estão integrados, conversam entre si. Muitas dúvidas que ocorrem em sala, por vezes, são sanadas nos jogos, quando o conhecimento é aplicado na prática. Além do mais, o desafio criado pelo jogo acaba por motivar o aluno a ir cada vez mais longe e a querer saber cada vez mais.

Guiados pelos professores, os estudantes completam desafios que trabalham temas da disciplina, fase a fase vão progredindo no jogo e no seu próprio conhecimento matemático. A criatividade, curiosidade, concentração e a solução de problemas são alguns exemplos das habilidades desenvolvidas nesse ambiente de aprendizagem. Os jogos aparecem como uma boa alternativa para complementar o ensino de matemática e tornar o aprendizado algo divertido!
A gamificação, no Ensino fundamental 1 (anos iniciais), engloba também as demais disciplinas e é usada como estratégia de interação, engajamento e dedicação, pois possibilita um pensar junto, um pensar para o bem comum, principalmente nos jogos de cooperação. Estes trazem ao grupo um empoderamento enquanto conquista, evolução e conclusão.

Regina Malvar Lima e Regina Simões
Professoras de Matemática
Ensino Fundamental I (EFAI)
Colégio Ser