ago

Ser Colunista – Entendendo os Itinerários Formativos na Constituição do Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio foi uma proposta de reformulação na organização e composição curricular para anos finais da escolarização formal apresentada em 2016, aprovada em 2017, para ser implantada em até 2022. Hoje, essa já é uma realidade instaurada em praticamente toda rede escolar do país. Por essa proposta, as disciplinas passaram a ser divididas em Formação Geral Básica (FGB) – comum para todos os alunos – e Itinerários Formativos (IF) – aplicados de acordo com a escolha do estudante, segundo suas áreas de interesse).

Esse modelo de currículo é parecido com o adotado em países como Alemanha, Canadá, Inglaterra e os Estados Unidos, e tem como característica principal a flexibilização do currículo educacional. Segundo o MEC, “a mudança tem o objetivo de garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade”.

Os itinerários formativos são roteiros de atividades e conteúdos pré-definidos pela escola, que os estudantes poderão seguir a partir do 1º ano do ensino médio, para se aprofundarem em determinada área de conhecimento ou de se qualificarem profissionalmente.

No Colégio Ser, esses itinerários são oferecidos com a finalidade de proporcionar ao aluno o aprofundamento das aprendizagens que mais se aproximam do seu perfil, de sua aptidão e de seu interesse, como também o desenvolvimento da autonomia e do senso de ética pessoal e profissional. Entre as opções estão: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A escolha por um itinerário específico, logo no início do Ensino Médio, pode parecer precipitada, considerando que os alunos são adolescentes e podem ainda não ter clareza do que desejam para seu futuro acadêmico e profissional. No entanto, o protagonismo, que é o elemento essencial para uma escolha assertiva, é exercitado em nossa escola desde a Educação Infantil, o que faz com que toda a comunidade escolar se sinta bastante segura para acolher e apoiar a escolha individual dos estudantes.

O Colégio Ser não apenas se preparou para a devida implantação dos Itinerários Formativos, como também assegurou aulas revisionais com carga horário diferenciada para as turmas, que garantem que nenhum aluno se sinta prejudicado por suas escolhas.

Quer entender melhor como é o nosso trabalho? Estamos à sua disposição!

Maria Lúcia da Costa
Professora de Redação – Ensino Fundamental II e
Professora de Língua portuguesa – Ensino médio

ago

Quer entender melhor como é o nosso trabalho? Estamos à sua disposição!

Maria Lúcia da Costa
Professora de Redação – Ensino Fundamental II e