jun

Por que se preocupar com a Educação Financeira das nossas crianças?

Como qualquer criança, eu desejava muito uma bicicleta. Mas, para o meu desespero, meu querido pai informou que só me daria tal presente se eu fosse capaz de guardar dinheiro para alcançar este propósito.

Meu Deus, isso vai demorar um tempão! – Eu pensei.

Todavia, como não era possível mudar as determinações paternas, resolvi aderir à ideia e comecei a economizar cada moedinha que eu ganhava para conseguir a minha tão sonhada bicicleta.

O que eu não podia imaginar era como tal atitude seria capaz de mudar o meu modo de pensar e de atuar no mundo, pois aprendi a importância de me planejar financeiramente.

Na atualidade, temos uma tendência ao consumo instantâneo e rapidamente percebemos como os objetos consumidos se tornam obsoletos. Esse quadro acaba desfavorecendo o planejamento, o investimento e o armazenamento de longo prazo.

Portanto, é de suma importância orientar os mais jovens sobre as atitudes mais adequadas no planejamento e uso dos recursos financeiros, ou seja, levá-los a refletir sobre como as decisões tomadas no presente podem afetar o futuro. Investir em Educação Financeira é desenvolver valores e competências fundamentais para que cada indivíduo possa conduzir, de forma autônoma, a sua vida financeira. Além disso, acaba contribuindo para a compreensão da responsabilidade social e do exercício da cidadania como base da democracia.

Na escola, podemos ter muito mais do que o acesso a informações confiáveis para compreender o mundo financeiro, é possível aprender, por exemplo, a fazer uma leitura crítica de mensagens publicitárias a respeito de produtos de consumo, o que propicia condições para tomarmos decisões livres de pressões externas e mais de acordo com as nossas reais necessidades.

Resumindo, crianças financeiramente educadas podem se tornar indivíduos que sabem gerir suas finanças de forma segura e eficaz, livrando-se de dívidas desnecessárias, fraudes e situações que atrapalhem a sua própria vida, bem como a de outros indivíduos.

Pensando nisso, o Colégio Ser disponibiliza aos seus alunos do fundamental 1 estudo em período integral, e dentro da grade curricular estão inseridas aulas de judô, auxílio com a lição de casa, dança criativa e educação financeira. Percebemos como é fundamental para a formação das crianças entender o valor de seus ganhos e a melhor forma de utilização.

Mas e você, sabe economizar e fazer bom uso de suas finanças?

Isabel Cavalcanti

Coordenadora Pedagógica – EFAI

jun

Por que se preocupar com a Educação Financeira das nossas crianças?

Meu Deus, isso vai demorar um tempão! – Eu pensei.

Mas e você, sabe economizar e fazer bom uso de suas finanças?

Isabel Cavalcanti

Coordenadora Pedagógica – EFAI